Como parte do projeto 'Junho Sustentável', que comemorou o Dia do Meio Ambiente, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas realizou nesta quarta-feira (17), na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em Salvador, mais uma atividade do projeto ‘Zoo Vai à Escola’. A iniciativa é voltada para sensibilização humana com a fauna.
Apresentando animais taxidermizados (empalhados) e uma cobra, chamada 'Jiló', técnicas do Setor de Educação Ambiental atenderam ao público do com ensinamentos e dicas de comportamento dentro do parque.
A técnica Laís Ramos explicou o objetivo do projeto. “As pessoas acabam conhecendo um pouco do Zoológico. A ideia é levar o Zoo para que as pessoas possam conhecer um pouco mais do parque e seu plantel. A intenção é chamar a atenção e sensibilizar os participantes para a melhor preservação do meio ambiente”.
Sensibilização
Uma das participantes do evento, a técnica em Enfermagem Jociane Carvalho parabenizou o Jardim Zoológico pela iniciativa. “É interessante, pois, às vezes, as pessoas não conhecem os animais. Com esta exposição, a gente acaba tendo sensibilidade com os mesmos, já que eles são fundamentais para o equilíbrio ecológico”.
Crianças, como Hércules, 5 anos, e Heitor, 7, receberam a cartilha do Zoo e outros ensinamentos ambientais de maneira bem representativa. O projeto também foi comemorado pelos pais. Eles acreditam que a sensibilização desde criança é fundamental para que cresçam sabendo da importância da preservação do meio ambiente.
“O projeto é uma ótima ideia! O contato com a natureza sempre é importante, principalmente para as crianças, que não [conhecem] tanto os animais silvestres”, comemorou José Neto, professor e pai de Heitor e Hércules.
Os interessados em levar um 'pouco do Zoológico' para a sua escola podem realizar o agendamento por telefone (3116-7954) ou por formulário disponível no site do parque. O projeto acontece de terça à sexta, das 9h às 11h30, e das 14h às 16h30.
Fonte: SecomBA |