O Projeto Trilha para Mulheres – fruto de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); e do Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República – certificou 40 jovens em solenidade realizada na terça-feira (18), no município de Camaçari. Presente no evento, o secretário do Trabalho, Álvaro Gomes, afirmou que “a educação e qualificação são ferramentas importantes para acessar o mercado de trabalho, e que o Trilha tem proporcionado isso a jovens baianos”.
Uma das 40 concluintes do projeto, Shirley Stefany Mattos, 16 anos, vive um dilema. A jovem fez o curso de iniciação à fotografia pelo Projeto, se identificou tanto, que pretende se aperfeiçoar. “Sempre quis seguir a profissão na área de saúde, mas agora fiquei na dúvida entre essas duas áreas”, revelou Shirley, que elogiou o projeto e destacou também o módulo de cidadania, parte da carga horária do curso. “Tratamos de racismo, meio ambiente, respeito ao próximo, foi muito proveitoso”.
“O conhecimento e a qualificação são um instrumento emancipatório e é isso que programas como o Trilha trazem, a emancipação econômica e social”, disse o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado.
Estiveram presentes na solenidade a assessora técnica da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Ângela Virgens, representando a secretária Olívia Santana; a secretária da Mulher de Camaçari, Miriam Bitencourt, e o representante da instituição formadora, a Fundação Doutor Renato Machado, Carlos José Freitas Machado.
Trilha para Mulheres
Com carga horária de 400 horas, o Programa vai certificar ao todo 510 jovens mulheres, nos municípios de Salvador, Camaçari, Paulo Afonso, Lençóis, Buerarema, Uruçuca, Santana e São Miguel. As secretarias estaduais de Políticas para Mulheres (SPM) e Relações Institucionais (Serin) são parceiras no projeto. |