A chuva que atinge a cidade de Tremedal, sudoeste do estado, desde a última segunda-feira (25), provocou a cheia de um açude e causou alagamentos, rompimentos de pontes e suspensão do fornecimento de água e energia na cidade. O município recebeu, de 4 de janeiro até esta quarta-feira (27), 623 milímetros de chuva, volume maior do que o esperado para um ano na cidade, segundo a Defesa Civil municipal.
Uma ponte que liga duas partes diferentes da zona urbana do município rompeu e ao menos outras três pontes que ficam na zona rural foram afetadas com as chuvas. Seis bairros ficaram sem energia e sem água, inclusive onde havia hospital e delegacia, mas 90% do fornecimento elétrico foi reestabelecido nesta quarta-feira (27), segundo a prefeitura.
A administração informou que dois caminhões-pipa estavam disponíveis pela Embasa para abastecer as localidades.
O coordenador de Defesa Civil do município, Catulino Ferraz de Oliveira, disse que a prefeitura informou previamente aos moradores de casas que foram inundadas na cidade sobre o risco de alagamento com a chuva, o que evitou mais danos.
“Os moradores estão em casas de familiares e amigos. A Defesa Civil encomendou a retirada antes da chuva, porque com a força das águas que já vinha de cima, já estávamos avisados. Na zona rural, o número de moradores afetados ainda está sendo catalogado, porque a gente não consegue chegar, devido ao rompimento de pontes”, informa.
Catulino diz que a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Serin) foi acionada e está solidária com o município. O governo pediu que fosse enviado relatório sobre a situação na cidade. “A cidade passou longo período de estiagem. Historicamente, o município é seco, a gente vem atravessando alguns anos de seca”, afirma.
A secretária de Administração da cidade, Graziela Nonato, disse que os reparos nas pontes afetadas ainda não foram feitos, porque o volume de água ainda é grande. “A chuva com mais transtornos foi na madrugada de terça-feira, quando rompeu a ponte da sede. A água não permitia que fosse feita nenhuma obra, hoje [quarta-feira, 27] que a água baixou um pouco e já dá para começar”, avaliou.
Procurada pelo G1, a Embasa informou, por meio de nota, que o abastecimento nos bairros Talibã, Açude Velho, Matadouro, Complexo, região do Hospital e Povoado do Mulungu, no município de Tremedal, está interrompido devido a danos ocasionados pelas últimas chuvas em adutora de água tratada. Segundo o órgão, equipes já estão mobilizadas, mas, devido ao grande volume de água, ainda não é possível ter acesso ao local. Os serviços de manutenção serão iniciados tão logo seja possível.
A Embasa ainda informou que, para garantir a continuidade do abastecimento até a instalação da nova tubulação, o fornecimento de água desses bairros acontecerá por meio de carros-pipa. Enquanto isso, a Embasa recomenda que os moradores reforcem as medidas de uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares.
A assessoria da Coelba também foi procurada pelo G1, mas não foi localizada para esclarecer sobre o fornecimento de energia.
Fonte: G1 |