A TIM Brasil apresentou nesta quinta-feira (26) seu serviço de
dados para clientes pré-pagos, numa tentativa de conquistar um nicho
pouco explorado no ramo de telefonia móvel no país e fortalecer sua
imagem.
A partir de R$0,50 por acesso diário, preço que deve vigorar pelo
menos até novembro, cerca de 31 milhões de clientes pré-pagos da
operadora (planos Infinity e Controle) poderão ter acesso à Internet de
seus celulares e alguns smartphones, com a opção ainda de fazer
download de aplicativos para facilitar a navegação e o uso de serviços
como MSN Messenger, Twitter e Orkut.
"A qualidade da rede não será afetada, pois a banda exigida por um
celular em acesso à Internet é 10 vezes menor do que a usada por um
modem. A ideia é educar o cliente da classe C para usar o celular para
consultar o e-mail em vez de ir a uma Lan House", explicou o diretor de
marketing da TIM Brasil, Rogério Takayanagi.
Metas
Segundo a empresa, o mercado de lan house no Brasil atinge cerca de 35
milhões de pessoas, movimentando de R$5 bilhões a R$7 bilhões de reais
por ano.
Embora não tenha divulgado as metas do novo serviço, a operadora
acredita ser um passo importante para ajudar na receita obtida com
dados, uma vez que no longo prazo este deve tornar-se a maior fonte de
faturamento da empresa.
A TIM concentra seus esforços na plataforma de serviços de
telecomunicações, enquanto concorrentes como Oi e Telefónica estão
apostando na convergência de serviços e oferta integrada de telefonia
móvel e fixa, banda larga e TV por assinatura.
Segundo o diretor de marketing da TIM, a própria experiência pouco
benéfica em convergência de sua controladora na Itália serviu de base
para a atual estratégia da TIM Brasil. |