O contrato do Programa de
Viabilização do Metrô foi assinado nesta segunda-feira (22), no Salão de Atos
da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), pelo governador Jaques
Wagner e os prefeitos Antonio Carlos Magalhães Neto (Salvador) e Marcio Paiva
(Lauro de Freitas). O acordo prevê a conclusão e as regras para a administração
da Linha 1 do metrô (Lapa a Pirajá) e a
implantação da Linha 2 do metrô (Paralela a Lauro de Freitas). Também foi
assinada a transferência para o Governo da Bahia, da administração da Companhia
de Transporte de Salvador (CTS), responsável pelos trens do subúrbio.
De acordo com o contrato, a tarifa
de integração entre o metrô e o sistema de ônibus de Salvador será de R$ 1,10. Entre as atribuições do Governo
da Bahia estão finalização da Linha 1, a administração da Estação Pirajá, uma das pontas
do metrô, e do sistema metroviário, e a implantação da Linha 2. Já a Prefeitura
de Salvador ficará responsável pela administração da Estação da Lapa, outro final
de linha do metrô, e administração do sistema de ônibus.
Segundo o governador Jaques Wagner,
o edital de licitação deve ser publicado em 20 dias. O modelo de gestão adotado
é de Parceria Publico Privada (PPP). "Agora teremos uma gestão unificada e mais
célere. Só dependíamos desse acordo para colocar o sistema em funcionamento. Essa
ferramenta de gestão PPP já se mostrou muito eficaz em outras ações do governo,
como Hospital do Subúrbio e Arena Fonte Nova. É um modelo eficiente e que vai
nos ajudar a resolver o problema de mobilidade urbana de Salvador e Lauro de
Freitas”.
Copa
2014 -
A previsão é que o primeiro trecho da Linha 1 seja concluída até a Copa de 2014,
e a segunda até dezembro do mesmo ano. O governador informou que logo depois da
conclusão da Linha 1 do metrô será traçada a Linha 2, que vai ligar a Paralela
até Lauro de Freitas.
Para o prefeito de Lauro de Freitas,
Marcio Paiva, a ligação do metrô até o município proporcionará mais fluidez ao
trânsito de Lauro de Freitas. "A mobilidade dentro do município vai melhorar
com a implantação da Linha 2 do metrô, dando mais opção de transporte à
população”. O secretário da Casa Civil, Rui Costa, explicou que a empresa
vencedora da licitação de construção e gestão do sistema também será
responsável pela preparação do projeto, que tem o propósito de ampliar o metrô
até Cajazeiras.
Linhas
ônibus
- O prefeito Antonio
Carlos Magalhães Neto afirmou que, com a implementação do sistema de metrô, vai
ser necessária a retirada de algumas linhas de ônibus, de forma progressiva. "À
medida que o metrô funcione até o Retiro, depois até Pirajá e, em seguida, seja
construída a Linha 2, de maneira faseada e progressiva, vamos ter a supressão
de linhas de ônibus. O que importa é que terá total integração do sistema
rodoviário com o metrô. Temos o compromisso de não haver competição entre os
sistemas. Vamos pensar na qualidade e no conforto dos usuários”.
Já
os trens do subúrbio também passam a ser geridos pelo estado. O projeto
autorizando a transferência foi enviado para a Câmara Municipal e Assembleia
Legislativa da Bahia. Com isso, todo o transporte público sobre trilhos será
administrado pelo Estado. Essa transferência faz parte da integração dos
sistemas de transporte público. Fonte; SECOM |