Em reforço ao pleito já apresentado pelo governador Rui Costa aos ministérios do Planejamento e da Integração Nacional, o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, retornou a Brasília, onde reapresentou as ações restantes para que o projeto Canal do Sertão Baiano seja viabilizado. A obra a ser construída objetiva garantir o abastecimento de água, captada no Rio São Francisco, à população de 44 municípios da região norte da Bahia.
Nesta terça-feira (16), no Ministério do Planejamento, Cássio Peixoto se reuniu com o secretário adjunto, Tiago Camelo, que garantiu a inclusão do projeto na análise prioritária do ministério. A sinalização positiva para o governo baiano deve ser oficializada ainda neste primeiro semestre.
Um novo encontro ficou acordado para o início de julho, com a participação do ministro da pasta, Nelson Barbosa. A expectativa é que o Ministério do Planejamento conceda o aval para a liberação de R$ 12 milhões, viabilizando a conclusão do processo prévio à licitação. O estudo de viabilidade já está concluído e o Governo do Estado quer iniciar as obras em breve.
No Ministério da Integração Nacional, Cássio Peixoto recebeu apoio do ministro Gilberto Occhi, que afirmou entender a necessidade da intervenção para os baianos. Contudo, ele depende do aval do Planejamento para que autorize o Governo do Estado a licitar o Canal, pois a liberação de recursos federais depende da assinatura do ministro Nelson Barbosa.
FONTE: SECOMBA |