A Vigilância Sanitária interditou, na tarde desta sexta-feira (10), o restaurante universitário do campus de Ondina, em Salvador, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A fiscalização foi realizada após a denúncia de que cerca de 87 estudantes apresentaram quadro de infecção alimentar, com sinais de diarreia, vômito e dor abdominal, depois de terem se alimentado no local, na última quinta-feira (9).
Em nota, a Secretaria Municipal de Sáude (SMS) informou que o local apresenta problemas estruturais, inoperância das câmaras de refrigeração, inexistência de boas praticas implementadas no serviço e acondicionamento irregular de alimentos. Por isso foi decidida a interdição do restaurante.
Já a universidade, informa também por meio de nota que suspendeu as atividades do restaurante por achar necessário realizar adequações no espaço físico, corrigindo problemas que se acumulam desde a sua reabertura, em novembro de 2013, e avaliar procedimentos operacionais.
Disse ainda que a UFBA está providenciando um local alternativo para distribuição de alimentos, atendendo prioritariamente aos bolsistas. Contudo, vai estudar alternativas para atendimento os demais usuários.
Amostras dos alimentos foram recolhidas e encaminhadas ao laboratório da Faculdade de Farmácia da UFBA, para análise.
Segundo Karina Queiroz, corrdenadora da Vigilância Sanitária, o restaurante ficará interditado até que sejam corrigidas as irregularidades que comprometem as boas práticas de manipulação dos alimentos.
Em janeiro de 2013, o restaurante universitário foi interditado por apresentar irregularidades em seu funcionamento. Na época, cerca de 80 estudantes passaram mal, após consumir alimentos no local.
Fonte: G1.com/Bahia |