Terça-feira, 2024-04-16, 11:49 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Julho » 1 » PROJETO DIAS MELHORES CONQUISTA PRÊMIO NACIONAL DE HABITAÇÃO
2:26 PM
PROJETO DIAS MELHORES CONQUISTA PRÊMIO NACIONAL DE HABITAÇÃO

Hoje quem circula pela Baixa da Paz, no bairro de Sussuarana, em Salvador, percebe como o local mudou no último ano. A área, que antes era repleta de lama e ficava inundada nos dias de chuva, melhorou com as intervenções urbanas e ações sociais por meio do Projeto Dias Melhores implementado pelo Governo da Bahia. 

Iluminação pública, ruas pavimentadas, ciclofaixas, áreas de lazer, quadra de esportes, redes de drenagem, esgotamento sanitário, contenção e estabilização de encostas, e praças com boxes comerciais evidenciam a nova paisagem ambiental da comunidade. As intervenções tiveram investimento de R$ 25 milhões do Estado financiados pelo Banco Mundial.

O sucesso dessas iniciativas na vida das famílias levou o projeto baiano a ficar entre os vencedores do Selo Mérito na categoria impacto regional e sustentabilidade. A entrega do prêmio acontece em Campinas – interior de São Paulo – nesta quarta-feira (1º), quando as intervenções vão ser apresentadas no 62º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social. 

Concedida pela Associação Brasileira de Cohabs (Companhias de Habitação Popular) e Agentes Públicos de Habitação, a premiação é um reconhecimento nacional por ações de relevância no âmbito da moradia. 

Investimento de R$ 25 milhões

O projeto, que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), beneficiou 2.700 famílias na região de Sussuarana. Do total, 120 famílias, que viviam em áreas de risco, agora moram no Conjunto Residencial Baixa da Paz, outro item do conjunto de obras entregues pela Conder. 

“Aqui era um horror. Para se ter uma ideia, quando começou [a ser feita] a limpeza para [contenção das encostas], foram retiradas três carretas de lixo. Não faltavam bichos peçonhentos por aqui. Mas tudo mudou. Hoje vivemos no paraíso”, afirma a dona de casa Edna Conceição, moradora do bairro há 45 anos.

Para Lauro de Jesus Santos, 42 anos, as obras tiveram impacto positivo. “Nós, moradores, acreditávamos que um dia as coisas [iriam] melhorar e esse dia chegou. Estamos muito satisfeitos. Só tenho a agradecer a Deus. A moradia aqui é ótima. Tenho onde deixar meus filhos. Saio, volto e eles estão seguros”. 

Capacitação profissional

Os comerciantes também foram beneficiados pelo Projeto Dias Melhores. Dono de um bar instalado, há dez anos no local, Marival Batista, 60, já trabalha num dos novos boxes comerciais cedidos pela Conder. Ele conta que a renda familiar cresceu com a mudança do ponto. 

“Antes, quando chovia, o meu bar [ficava] inundado, as mercadorias saíam pela janela e [a gente] tinha prejuízo. A situação melhorou, com o fim das obras, e o faturamento aumentou 40%. Nos finais de semana, as pessoas se reúnem aqui”, afirma Marival. 

Como parte das ações para o desenvolvimento social foi realizada capacitação profissional, em parceria com os sistemas nacionais do Comércio e da Indústria (Senac/Senai). Pessoas da comunidade tiveram oportunidade de fazer cursos de manicure, cabeleireiro, artesanato e técnicas de construção civil.

A qualificação incluiu também formação de Agentes de Comunicação Social, que participaram de oficinas práticas de fotografia, elaboração de cartazes, cartões de visita e todo tipo de material gráfico.

“Foi muito importante focar nas ações sociais para o fortalecimento do capital social já existente na área. Todas as associações, ONGs e creches comunitárias [receberam] assistência técnica em diversas áreas”, pontuou a arquiteta Regina Luz, coordenadora do projeto realizado pela Conder. 

Mais premiações

Nas últimas edições do fórum outros projetos da Companhia de Desenvolvimento Urbano receberam premiações, entre eles, a requalificação do Parque São Bartolomeu e a construção do Núcleo Habitacional 27 de Abril, destinado a trabalhadoras domésticas. Segundo Regina Luz, o Governo do Estado sempre apresenta projetos para essa premiação. 

Fonte: SecomBA

Category: NOTÍCIAS | Views: 543 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa