Capacitação teórica e prática sobre os esportes rugby e luta olímpica foi realizada, nesta quarta-feira (9), pelo Comitê Olímpico Rio 2016 para professores de Educação Física da rede estadual de ensino. O evento ocorreu, no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves, localizado no bairro do Barbalho, em Salvador.
O treinamento, que faz parte do ‘Transforma’ - programa de Educação dos Jogos Olímpicos Rio 2016 -, tem por objetivo incentivar a prática de novos esportes nas escolas, além de disseminar valores olímpicos, como amizade, inspiração e coragem.
A coordenadora Socioesportiva do programa ‘Transforma’, Dôra Castanheira, explica que no maior evento esportivo do mundo o Brasil vai receber, no próximo ano, 42 esportes olímpicos e 23 paralímpicos. Por isso é importante que a sociedade conheça mais cada uma das modalidades e possa curtir melhor as Olimpíadas. De acordo com ela, é também “uma oportunidade de aumentarmos as alternativas esportivas em nossas escolas”.
Legado
A capacitação é realizada na cidade-sede (Rio de Janeiro) e nas que vão receber as competições de futebol (Manaus, Brasília, Salvador, Minas Gerais e São Paulo). “A ideia é que o programa seja um legado dos jogos, e que todo o material pedagógico e didático seja utilizado para expandir o conhecimento [sobre] as modalidades nas escolas. Pretendemos realizar novas capacitações”, informa Dôra.
O professor Carlos Alberto Ferreira, coordenador dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp), no Núcleo Regional de Educação de Itabuna (NRE 05), ressalta a importância do contato com novas modalidades esportivas. “Eu conhecia o rugby apenas pela televisão e sempre gostei muito. Agora estou conhecendo as regras e descobri que existem algumas variáveis para jogar, facilitando a aplicação na escola”.
Já o professor Uelinton da Silva, do Colégio Estadual Bolivar Santana, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, afirma que “a capacitação enriquece ainda mais o conhecimento do educador”, que pode repassar ao aluno informações pouco divulgadas sobre os esportes e, até mesmo, contribuir para o surgimento de novos atletas nessas modalidades.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia |