Hoje é o Dia
Mundial do Consumidor. Para comemorar a data, o Procon-BA, através da
Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia,
divulgou o Cadastro das Reclamações Fundamentadas, uma compilação com as
empresas que mais receberam reclamações dos consumidores baianos em 2012.
A primeira
delas foi a LG, empresa fabricante de celulares e eletrônicos, com 420
reclamações. Em segundo lugar estão a Telemar, parte de telefonia fixa do Grupo
Oi (386 reclamações), e a Insinuante, com 367 queixas (confira a lista ao
lado). Os principais problemas apresentados pela LG foram a não entrega do
produto, produtos comdanos e descumprimento da garantia e da oferta.
Considerando os setores, as áreas mais reclamadas foram a de telefonia móvel e
de eletrodomésticos.
O secretário
de Justiça do estado, Almiro Sena, explica que o cadastro serve de parâmetro
para o Procon fiscalizar essas empresas e chamá-las para a mesa de negociação.
"Ele também mostra aos consumidores quais são as empresas que estão cumprindo e
quais estão descumprindo com suas obrigações”, diz. As empresas reclamadas são
chamadas pelo Procon e caem no cadastro se não entrarem em acordo como
consumidor.
Confira as 10 empresas mais reclamadas
LG -
420 reclamações
Oi (fixo) -
386 reclamações
Insinuante -
367 reclamações
Ricardo Eletro - 350 queixas
Samsung -
343 reclamações
Oi (móvel) -
321 reclamações
Digital Service - 286 queixas
Nokia -
215 reclamações
Americanas, Submarino e Shoptime - 212 reclamações
Brastemp - 190 reclamações Fonte: Correio |