Um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade Federal
da Bahia e um professor convidado da Universidade do Minho, em
Portugal, iniciam na manhã desta quinta-feira (12) uma viagem até a
cidade de Ilo, no Peru, utilizando o biodiesel B100, produzido a partir
da reutilização do óleo de fritura e azeite de dendê. A iniciativa
integra o "Projeto Travessia Interoceânica B100” e a equipe parte do
Porto da Barra, em Salvador, nesta manhã.
De acordo com o professor Edlnildo Torres, coordenador do Centro
Interdisciplinar de Energia e Ambiente da Politécnica, o grupo deve
percorrer 15 mil quilômetros em via terrestre em um prazo de 20 dias.
Para realizar o projeto, os pesquisadores irão utilizar dois veículos
doados por uma montadora. Um dos carros terá a maior parte do tanque
abastecida por combustível comum e apenas 5% de outro tipo de biodiesel.
O segundo carro viaja abastecido com com o biodiesel B100. O professor
destaca que os dois veículos estão equipados com analisadores dos gases
de exaustão do motor para avaliar o comportamento dos combustíveis.
Segundo Ednildo Torres, o projeto foi testado durante oito meses na
Escola Politécnica e a proposta vem sendo trabalhada há dois anos, mas o
Laboratório de Energia e Gás da UFBA já trabalha com a utilização de
biodiesel há 30 anos. "Essa iniciativa é única e é o primeiro teste que
faremos com essa característica. A expectativa é muito boa porque o
comportamento em laboratório foi bastante significativo e esperemos ter
um combustível renovável e que atenda a questões econômicas e
ambientais” afirma Ednildo.
Segundo ele, o trajeto deve percorrer uma média de 700 a 800km por dia e
a chegada a fronteira do Peru está prevista para o dia 20 de julho e o
grupo deve ficar em Ilo durante sete dias. O projeto deve ser divulgado
nas cidades de Luis Eduardo Magalhães, Brasília, Porto Velho, Comodoro,
Ilo, além de Salvador.
Ainda segundo o professor, o combustível utilizado na viagem é
totalmente renovável e a Escola Politécnica tem capacidade de produção
de 10 milhões de litros por ano. Para o projeto estão sendo utilizados
1,2 mil litros de B100 distribuídos em recipientes de 50 litros e cada
caminhonete irá transportar 600 litros de combustível.
Durante a viagem, os pesquisadores devem coletar dados sobre a
performance, rendimento e emissões do motor com o biocombustível.
Questões relacionadas à qualidade das estradas também serão avaliadas,
através de vídeos, fotografias e mapeamento eletrônico. Quando
retornarem da viagem, os veículos serão submetidos a estudos e testes
para avaliar o desgaste e desempenho dos carros no percurso. O retorno
para Salvador está previsto para o dia 31 de julho.
Fonte: G1
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