Pelo menos 40% das ligações recebidas pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) são trotes na Bahia. Em Juazeiro, região norte da Bahia, por exemplo, das oito mil ligações recebidas nas 10 cidades atendidas, cerca de 2.500 são consideradas enganosas.
Segundo o coordenador regional do Samu, o número aumenta em período de férias escolares. "Devido às férias escolares, a gente tem esse aumento, um incremento em média de 25% a mais, chegando a até 3.100 ligações falsas. E a maior parte é devido a isso mesmo - crianças estão em casa e o número de trotes aumenta nesse período", explica Denis Rufino.
No interior do estado, entre 30% e 40% das ligações recebidas pelo Samu são trotes. Como na região de Vitória da Conquista, composta por 11 cidades. Por lá, de 16 mil telefonemas mensais, 5.600 são falsos. Já em Salvador, 40% das três mil ligações recebidas por mês não são fruto de ocorrências reais. Os prejuízos à população são incalculáveis, mas dois deles se destacam - as linhas telefônicas que ficam congestionadas e liberação de ambulâncias e viaturas sem necessidade.
A situação também acontece no Corpo de Bombeiros de Juazeiro. "No ano retrasado, a gente teve, de 100 ligações, 93 de trotes. E a gente teve um aumento em torno de 95", conta o major José Alberto Souza e Silva Júnior, subcomandante do Corpo de Bombeiros da cidade. Os bombeiros fazem também campanhas educativas para tentar inibir a ação das pessoas. "Tem que policiar, estar em cima, monitorando, para que esse mau hábito seja cerceado, seja combatido dentro de casa. |