Perto de completar 70 anos de idade, Edson Arantes do Nascimento está
em alta no mundo da publicidade. De acordo com matéria publicada nesta
terça-feira no jornal italiano Corriere dello Sport, Pelé fatura cerca
de U$ 18 milhões de dólares por ano (aproximadamente R$ 30 milhões)
para emprestar sua imagem a empresas e produtos pelo mundo, cifra
comparada ao que ganham astros do futebol atual, como Ibrahimovic,
Messi e Kaká.Autor de 1.284 gols (em números oficiais), 1.115 jogos
com a camisa do Santos, 114 pela Seleção Brasileira e 56 com o New York
Cosmos, Pelé empresta sua credibilidade ao mercado publicitário a quase
15 anos. De acordo com a publicação, o ex-camisa 10 e tricampeão
mundial não fecha contratos por menos de 1 milhão de euros (cerca de R$
2,33 milhões). Seus direitos de imagem para serem anexados por 20 anos
a uma empresa custam U$ 361 milhões (aproximadamente R$ 609 milhões).Segundo
objetos de estudo de marketing corporativo, Pelé é um "líder único,
simpático, prestativo, gentil, simples e visionário. Outras qualidades
apontadas pelo diário e que interessam empresas é que o ídolo
brasileiro é "inovador, diferente, divertido, sensual, atraente e
encantador". Mundialmente conhecida, a imagem do ex-jogador atrai
multinacionais e empresas locais do Japão aos Estados Unidos, países
árabes, Reino Unido e África do Sul. |