Um crime vem colocando a segurança de usuários da BR-101, no extremo sul da Bahia, em perigo. Caminhões transportam pedras de granito irregularmente, sem nenhuma proteção. Geralmente, o material é encoberto por lonas, um dos artifícios usados pelos caminhoneiros para enganar a fiscalização.
Na madrugada desta quinta-feira (08), mais um acidente foi registrado, por desrespeito às leis. Uma rocha caiu de uma carreta e atingiu uma caminhonete na BR-101, no trecho entre os municípios de Eunápolis e Itabela. Felizmente, só houve dano material.
A carreta ficou apreendida na Polícia Civil. O motorista foi levado para prestar depoimento ao delegado plantonista. Há seis anos, as regras para esse tipo de transporte ficaram mais rígidas. Uma resolução do Contran [Conselho Nacional de Trânsito] determinou que as pedras de granito têm que ser encaixadas em travas especiais, testadas pelo Inmetro.
"Com as correntes bem apertadas, o motorista tem medo de correr, porque pode tombar. Então, muitos preferem transportar as rochas soltas. Eles não estão preocupados com a segurança das outras pessoas que transitam pela rodovia", afirmou um policial rodoviário federal ao Radar 64.
Fonte: Radar64 |