Em mais um concerto pela Série Carybé, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) se apresenta nesta quinta-feira (17), às 18h, na sua Sala de Ensaio, no Piso C, Ala B do Teatro Castro Alves, no Campo Grande, com entrada gratuita e distribuição de senhas, a partir das 17h30, até a lotação do espaço.
A percussão erudita, do século XVII ao contemporâneo, é o destaque do repertório, que inclui duas estreias de peças criadas por compositores da Bahia. O concerto terá como solistas os músicos Gilberto Gil Santiago, Jorge Sacramento, Oscar Mauchle e Humberto Monteiro Fernandez e Paulo Roberto Carneiro.
O programa da noite traz um clássico entre os solos de marimba, ‘Frogs’, da consagrada compositora japonesa de marimbas modernas, Keiko Abe (1937), e ‘Marcha para Dois Pares de Tímpano’, de André & Jacques Philidor, considerada a primeira obra registrada para duo de percussão, datada de 1685. O público terá ainda de François Dupin, ‘Le Velo’; Lou Harrison, ‘Bomba’; J. Kent Williams, ‘African Sketches’, e dos compositores baianos Gilberto Gil Santiago, ‘Quem dera e 5 Gostos’ (estreia) e Wellington Gomes, ‘Gestos Ritualísticos, para 5 tímpanos’ (estreia).
A Osba é um corpo artístico do Teatro Castro Alves, mantido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Cultural do (Funceb). O atual curador artístico da Orquestra é o maestro Carlos Prazeres. |