A Operação Corcel Negro, realizada em ação conjunta pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e IBAMA acontece desde a madrugada desta sexta-feira (22), em 11 municípios baianos além da capital paulista. Dos 29 mandados de prisão, 18 já foram executados.
A operação foi desencadeada após a descoberta de irregularidades na emissão de crédito de reposição florestal. Os 29 mandados de prisão visam os envolvidos no esquema fraudulento em diversos órgãos, produtores e comerciantes de carvão vegetal.
Na Bahia, a operação está sendo deflagrada nos municípios de Juazeiro, Jequié, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Riacho de Santana, Guanambi, Carinhanha, Coribe, Cocos, Vitória da Conquista e Salvador). Em Barreiras, a concentração de policiais e funcionários dos demais órgãos envolvidos acontece na sede do Ministério Público Estadual, que coordena a ação sob a liderança da promotora Ediene Louzado.
Há também a expectativa de que sejam executados 34 mandados de busca e a apreensão de 50 caminhões. A operação envolve cerca de 150 policiais civis, 25 promotores públicos, seis fiscais do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), além de homens da PRF e do IBAMA.
De acordo com o IBAMA, a reposição florestal consiste na "obrigatoriedade da recomposição do volume explorado, mediante o plantio com espécies florestais adequadas”.
Fonte: A Tarde