A
empresa de telefonia Oi tem até a sexta-feira, dia 28, para
restabelecer todos os serviços de telefonia fixa, móvel e internet,
além de suspender o débito dos clientes prejudicados pelo incêndio na
estação telefônica da empresa em dezembro de 2010, no Itaigara. As
determinações fazem parte da decisão proferida, em caráter liminar,
pelo juiz Argemiro de Azevedo Dutra, da 3ª Vara Cível, Relação de
Consumo e Comercial da Comarca de Salvador. Publicada exatamente um mês
depois do acidente, a deliberação é favorável à ação civil pública
proposta pelo Procon de Feira de Santana e vale para toda a Bahia. No
último dia 20, a empresa enviou comunicado oficial garantindo a
normalização dos serviços para todos os clientes afetados. Apesar
disso, problemas pontuais ainda persistem em alguns bairros como Cidade
Jardim e Itaigara. No entanto, segundo a assessoria de comunicação da
empresa, essas solicitações são consideradas normais e não são
suficientemente expressivas para comprometer o estado de normalidade
alegado. Levando
em consideração o longo período sem a prestação dos serviços e a
quantidade de pessoas afetadas – quase 23 mil em toda a Bahia –, em
decisão, o magistrado Argemiro Dutra destaca que não foram prejudicados
apenas consumidores comuns como também empresas e instituições públicas
e privadas, cabendo, portanto, "a imposição de medidas ou mesmo
esclarecimentos mais aprofundados da situação”, ressalta no documento. Além
da total normalização dos serviços, a decisão determina que a Oi exclua
das faturas dos clientes os valores referentes ao período em que o
serviço ficou inoperante, ou seja, desde o dia 21 de dezembro até a
data da regularização plena, sob pena de multa diária no valor de R$ 50
mil. Em
nota, a Oi afirmou ontem que "já foi notificada e que a liminar em
questão está sendo analisada pela área jurídica da empresa. A companhia
acrescenta que não comenta ações judiciais em andamento”. No
último dia 14, o Procon esteve em reunião com a diretoria da telefonia e
apresentou uma contraproposta ao que havia sido inicialmente proposto
pela Oi. Depois de analisar o documento, o orgão não considerou o
acordo satisfatório ao consumidor e apresentou outra sugestão que está
sendo agora analisada pela empresa. A expectativa é de que até o final
desta semana a Oi dê uma resposta. Problemas ainda são registradosEnquanto
sanções são determinadas e indenizações são negociadas, o laudo do
Departamento de Polícia Técnica (DPT) que deveria determinar as causas
do incêndio que atingiu o prédio de telefonia da Oi ainda não ficou
pronto. Ontem, o DPT informou que só recebeu esta semana documentos
necessários para a perícia. Eles já haviam sido solicitados à empresa e
eram imprescindíveis para o andamento da apuração. De
acordo com o Procon, desde que foi anunciada a normalização dos
atendimentos, o órgão disponibilizou no site da Secretaria de Justiça
do Estado um formulário que pode ser preenchido por aqueles que ainda
tiverem problemas em suas linhas fixa e móvel e no fornecimento de
internet. |