Os agricultores familiares do Recôncavo Baiano agora têm mais suporte do Governo do Estado, por meio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf). Inaugurada nesta segunda-feira (27), em Cruz das Almas, a segunda das 27 unidades de representação descentralizada da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) atende 30 mil famílias dos 20 municípios da região. Foram entregues ainda cisternas e títulos de terra a produtores da agricultura familiar.
Já partir desta terça (28), o serviço entra em funcionamento e disponibiliza o atendimento das equipes técnicas de órgãos como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O primeiro Setaf foi implantado no mês de junho, em Juazeiro, no Território de Identidade Sertão do São Francisco.
Durante a inauguração em Cruz das Almas, o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, explicou que as unidades regionais permitem a descentralização das ações da SDR no interior baiano, em parceria com serviços municipais de apoio à agricultura familiar que serão criados em cada município. "O Setaf vai coordenar nossas relações com os municípios, chegando ainda mais perto de sindicatos, associações e cooperativas por meio de assistência técnica e crédito rural para agroindústrias. A intenção é interiorizar as ações da agricultura familiar".
O agricultor familiar José Dias, 64 anos, é um dos produtores beneficiados com a assistência mais perto da pequena plantação de milho, mandioca e outros produtos. "O apoio técnico é importante porque a gente tem experiência, mas não sabe tudo. Então precisamos da distribuição de sementes e da parte técnica para fazer análise do solo com mais facilidade”.
Termo de adesão
Na ocasião, os prefeitos da região assinaram um termo de adesão e cooperação técnica para a instalação dos Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf). O secretário também assinou convênios com a Embrapa e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). As parcerias visam a garantia de vagas de estágio e bolsas para atuação na regularização fundiária e aperfeiçoamento e universalização da cultura da mandioca, além de ações de assistência técnica através da Bahiater.
Título de terra
A aposentada Hilda Custódio, 74, esperou a vida inteira para ter a posse definitiva da terra da família. "É o documento para dizer que esse pedaço [de terra] é meu". Também participaram da solenidade o diretor-executivo da CAR, Wilson Dias, o coordenador Executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), Orlando Pereira, além de representantes dos municípios que integram o Território do Recôncavo.
O secretário Jerônimo Rodrigues também recebeu a imprensa no Encontro Regional com a Mídia. O objetivo foi apresentar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural com a criação da SDR e os programas, projetos e ações focados na agricultura familiar. |