Oferecer suporte aos grupos produtivos, ampliar os mercados consumidores e fortalecer a geração de renda, com foco no comércio justo e consumo consciente. Essas propostas da Caravana da Economia Solidária estão sendo colocadas em prática em Quixabeira, no centro norte do estado, o primeiro município do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe a receber a visita do ônibus da ação, iniciada na segunda-feira (16).
A iniciativa é do Centro Público de Economia Solidária da Bacia do Jacuípe, projeto financiado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do Programa Vida Melhor, e executado pela Organização Social (OS) Rede Pintadas, gestora do Centro.
A caravana percorrerá 14 municípios, buscando constituir a rede de economia solidária na perspectiva do desenvolvimento econômico e sustentável do Território da Bacia do Jacuípe. No período de 24 a 27 deste mês, os empreendimentos econômicos e solidários beneficiados serão os de São José. Nos dias 30 e 31, os da cidade de Gavião.
Qualificação
Desde 2013, o Cesol Barra do Jacuípe ofereceu assistência a 153 empreendimentos em toda a região, por meio da sua equipe multidisciplinar. Os técnicos qualificaram mais de 200 pessoas nas oficinas e cursos de artesanato, sequilhos, panificação, derivados da mandioca, pintura em tecido, decoração de quarto de bebê, entre outras ações.
O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) presta serviços técnico-gerenciais às associações, cooperativas e demais grupos produtivos solidários formais ou informais em cada região, onde se estabelece sua base e capacita grupos para geração de trabalho e renda, além de qualificar as organizações para acessar as políticas públicas.
FONTE: SECOMBA |