O estudante Vrajamany Fernandes Rocha, 12 anos, que teve o braço direito amputado depois de ter sido atacado por um tigre no zoológico de Cascavel (PR), no dia 30 de julho, recebeu ontem uma prótese articulada.
O braço artificial foi doado pelo empresário Nelson Nolé, dono de uma empresa especializada em produtos ortopédicos na cidade de Sorocaba, a mesma que doou um braço biônico para o ciclista David Santos de Souza, de 21 anos, que teve o membro direito arrancado ao ser atropelado por um carro quando pedalava na Avenida Paulista.
A prótese, que é apenas estética e pesa pouco mais de um quilo, é personalizada com uma tatuagem de um tigre, que foi feita a pedido do garoto. Segundo Nolé, ela será feita em fibra de carbono, com luvas de silicone.
O cotovelo será articulado para ajudar no equilíbrio do corpo. "Como o braço sofreu amputação total, não será possível instalar a prótese biônica, ativada pelo comando cerebral, mas vamos compensar isso caprichando na parte estética."
A peça será trocada todo ano acompanhando o crescimento do garoto até que ele complete 18 anos. Todo atendimento será gratuito.
Ao site de notícias G1 Vrajamany aprovou a prótese.
"Tinham me dito que ia cobrir o braço todo e eu estava muito ansioso para ver. Achei muito 'da hora', adorei mesmo".
O desenho foi doado pelo tatuador Ricardo Bibiano, também de Sorocaba.
Fonte: Aratu Online |