Existem diversos tipos de meningite meningocócica?
Sim. A bactéria Neisseria meningitidis se apresenta através de vários tipos ou sorogrupos, por exemplo, tipos A, B e C. A importância disso é que cada vacina protege especifica-mente contra um tipo da bactéria.
A meningite meningocócica é uma doença grave?
Sim. A meningite meningocócica, independentemente do tipo da bactéria, por si só é muito grave e, além disso, essa bactéria pode causar uma infecção generalizada, atingindo várias partes do corpo. Quando isso acontece, a mortalidade é alta e as pessoas que sobrevivem podem apresentar seqüelas permanentes como surdez, danos cerebrais, amputações nos membros, etc.
Quais são os sintomas da meningite meningocócica?
Após um período de incubação de alguns dias, a pessoa geralmente apresenta febre alta, dor de cabeça, vômitos, desconforto à luz, letargia, etc. Manchas na pele podem ser um sinal de que a infecção está se generalizando.
O importante é que qualquer pessoa com esses sintomas, seja imediatamente examinada por um médico, porque só ele poderá confirmar o diagnóstico da doença e tomar as providências necessárias.
Quem pode ser afetado por essa doença?
Qualquer pessoa pode pegar a meningite meningocócica. Entretanto, as crianças e os adolescentes são mais susceptíveis à doença.
Os sintomas são:
- Febre alta (38 a 410C)
- Náuseas e vômitos
- Letargia
- Fotofobia (desconforto à luz brilhante)
- Rigidez do pescoço
Fonte: Diario da Chapada