Constituída em 2010 e com aproximadamente 75% das obras concluídas, a Indústria Naval Enseada, instalada no município de Maragogipe, ganha destaque na Bahia pelo seu volume e produção.
Representantes da Indústria visitaram a Tribuna e apresentaram o projeto que chega ao mercado baiano transformando a economia local.
Como segunda indústria naval mais importante do mundo em termos de volume e produção, a Enseada chega à Bahia implantando um estaleiro com a participação de três grupos baianos de origem - Odebrecht, OAS e UTC – justaram suas iniciativas e se associaram à Kawasaki.
Em seus produtos e serviços, a Enseada constrói e converte plataformas fixas e flutuantes, sondas de perfuração "offshore", principalmente para exploração em águas profundas como a do petróleo na camada do pré-sal, construção de navios para apoio offshore e atendimento a embarcações do programa de construção.
“Temos uma encomenda para a produção de seis navios que já estão sendo produzidas partes de peças e a primeira entrega acontecerá em meado de junho de 2016, sendo que os restantes serões entregues com intervalos de 14 a 16 meses, aproximadamente entre um e outro, até nós alcançarmos a última entrega de encomenda para o ano de 2020 aqui na Bahia”, revelou o diretor de Relações Internacionais e de Sustentabilidade Humberto Rangel.
Para a construção da indústria naval, foi feito um investimento total de R$ 2,7 bilhões, financiado pelo Fundo de Marinha Mercante. E para compor a equipe, mais de cinco mil funcionários estão sendo mobilizados no trabalho de implantação do estaleiro, sendo cerca de mil pessoas na produção naval.
Fonte: Tribuna da Bahia