A partir desta quarta-feira (21) quem passar pelo Complexo Viário do Imbuí vai notar que todas as lâmpadas estão especialmente acesas, em azul, para homenagear o aniversário de 70 anos da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa faz parte da campanha ‘Iluminando o mundo com o azul da ONU’, na qual monumentos históricos e grandes edificações ao redor do mundo receberão a mesma cor.
Na capital baiana, os viadutos seguem azuis até a próxima segunda-feira (26) e, no dia do aniversário da organização, no sábado (24), também vão estar com a mesma cor o Farol da Barra, a Arena Fonte Nova e o Elevador Lacerda.
Além de Salvador, três cidades brasileiras foram escolhidas - São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro - para participar da campanha que reúne cerca de 50 países e mais de 160 monumentos emblemáticos, entre eles, o Empire State Building, em Nova York, a Torre de Pisa, na Itália, a Casa da Ópera de Sydney, na Austrália, e as Pirâmides de Gizé, no Egito.
No estado, a ação é coordenada pelo Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Bahia (Erebahia), com apoio do governo estadual, Prefeitura de Salvador e a Marinha do Brasil.
Ideais
Segundo o chefe do Erebahia, Adré Misi, a ideia da campanha é chamar a atenção das pessoas para a importância da organização. “Conscientizar os povos sobre a importância da atuação da ONU, promovendo os ideais que inspiraram sua criação - a busca pela paz e segurança internacional, a cooperação para o desenvolvimento econômico e social, e a promoção dos direitos humanos”.
O Brasil está entre os 51 Estados-membros fundadores da ONU, que assinaram a carta em junho de 1945. Atualmente apoia as campanhas e projetos e participa ativamente da elaboração de iniciativas que promovam os ideais da Organização das Nações Unidas. Somente este ano, o País fez parte da elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que terminou em setembro, e em dezembro participa da Convenção sobre Mudança do Clima, em Paris. |