A partir desta segunda-feira (29), os pacientes da região de Alagoinhas que necessitem de uma neurocirurgia de urgência não precisam se deslocar para a capital baiana. O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, inaugurou o serviço de neurocirurgia no Hospital Regional Dantas Bião, com capacidade para realizar até 45 procedimentos por mês.
"O investimento em recursos humanos e insumos é da ordem de R$ 1,2 milhão por ano, o que reforça o nosso compromisso de ampliar e descentralizar a assistência ao cidadão. Nossa intenção é que os hospitais regionais realizem atendimentos de alta complexidade, como neurocirurgia, cirurgia vascular e tratamento oncológico", afirma o secretário.
De acordo com chefe do serviço de neurocirurgia, Luis Soeiro, a demanda de atendimento era antiga. "Esta era uma demanda de mais de 40 anos da região e agora se concretiza. Contamos com uma equipe de sete neurocirurgiões e estamos atendendo pacientes vítimas de trauma, que são causados, por exemplo, por quedas ou tiros", destaca.
Nos últimos meses, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a entidade que administra o hospital, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), têm investido na melhoria da unidade, o que tem refletido em aumento da eficiência. "Além da pintura e modernização da rede elétrica, aperfeiçoamos os fluxos de atendimento e incluímos novos serviços, a exemplo do bucomaxilo", afirma o superintendente do IBDAH, Jose Antônio Sousa.
Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |