VEJA MAIS FOTOS
Uma princesa mimada, um sapo falante, um herói, uma serpente encantada. No Espaço Xisto Bahia, nos Barris, em Salvador, a literatura tem permitido viajar pelos quatro cantos da imaginação com a quarta edição do Festival Xistinho – Arte, Brincadeira e Traquinagem, iniciada na quinta-feira (1). Na tarde deste sábado (3), crianças com idade a partir de um ano assistiram ao espetáculo ‘Baú de História’, produção composta por contos da literatura infantil inspirados na tradição africana. Dança, música e arte visual são elementos da peça, que faz parte da programação cultural em homenagem ao Dia das Crianças (12 de outubro).
O Festival Xistinho é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Espaço Xisto, voltada para crianças de 2 a 12 anos, para que elas despertem o interesse no consumo cultural. Durante o evento, que neste ano será realizado nos dois turnos, até o dia 25 deste mês, são passados valores morais como respeito ao próximo, lealdade e responsabilidade.
“Todo adulto um dia foi criança. E a nossa infância é a fase em que estamos formando o nosso caráter, aprendendo o que é certo e errado, aprendendo a conviver. O teatro é o espaço máximo da convivência. O Festival Xistinho transmite a importância do respeito e do carinho com as pessoas”, afirma a diretora do Espaço Xisto e idealizadora do Festival Xistinho, Isabela Silveira. O garoto Noah, 6 anos, acompanhou todo o Baú de Histórias ao lado dos pais e da irmã mais nova, e, ao final do espetáculo, elegeu o que gostou mais. “Gostei muito dos personagens. O sapo, o cachorro e o coelho são legais”.
O pai do garoto, André Gobel, atribui a arte como um dos pilares para a educação do filho. Segundo ele, por meio da ludicidade fica mais fácil transmitir crenças para quem ainda está descobrindo os primeiros mistérios da vida. “O teatro permite viajar. Passa o que é certo e errado de uma maneira muito especial. Eles aprendem sem nem perceber que estão aprendendo, mas a informação está sendo assimilada pelos meninos”.
Programação
Ao todo serão 36 apresentações, divididas entre espetáculos como ‘O Pequeno Imperador’, ‘Os Meninos de Oz’ e ‘O Casamento do Palhaço’. Antes dos espetáculos são exibidos curtas-metragens baianos, entre eles, ‘Balu’ e ‘Sonhos’, que trazem crianças como protagonistas. No foyer, a exposição de quadrinhos ‘Astronautas’ também promete encantar a garotada com 20 ilustrações criativas.
A expectativa é que a edição 2015 do Festival Xistinho atraia cerca de sete mil pessoas, entre artistas, mobilizadores da cultura, profissionais de educação, famílias e principalmente as crianças. O valor dos ingressos para os espetáculos infantis varia entre R$ 10 e R$ 20, com exceção do Dia 12 de outubro, quando toda a programação será gratuita. |