Segunda-feira, 2024-05-20, 10:05 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Janeiro » 7 » FESTIVAL DE MÚSICA E ARTE DO OLODUM MOVIMENTA O PELÔ
9:43 AM
FESTIVAL DE MÚSICA E ARTE DO OLODUM MOVIMENTA O PELÔ
No próximo sábado (9) e domingo (10), das 14h às 18h, o Pelô da Bahia será palco do tradicional Festival de Música e Arte do Olodum (Femadum), que vai apresentar as músicas que irão compor o repertório do Bloco Afro Olodum para o Carnaval de 2016. Promovido pelo Bloco Olodum e apoiado pelo Governo do Estado, o festival desse ano tem o tema 'Brasil, mostra tua cara! Sou Olodum, quem tu és?' e vai ocupar o Largo do Pelourinho com milhares de pessoas.
 
Segundo o presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues, a realização do festival é a celebração da cultura baiana e do símbolo poderoso que é o Olodum para a Bahia e para o mundo. “Comemoramos 37 anos em abril e entendemos que nós representamos muito mais do que um grupo musical, representamos a identidade de um povo, a cultura do povo baiano. Exportamos isso para o mundo inteiro e essa celebração faz parte disso: da afirmação dos valores e da história que contamos através das nossas músicas. Recebemos o apoio do Governo como uma forma de reconhecimento da cultura como um instrumento social de transformação. Cultura é também educação, cultura também combate as drogas, também reduz a violência. É nisso que acreditamos”, explicou o presidente.
 
Para o diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Arany Santana, o festival é muito importante para a comunidade negra, para Salvador, para o turismo e para o fortalecimento da identidade do estado e do país. “O Governo do Estado apoia e fomenta inciativas como essa, que é de matriz africana, fortalecendo esses movimentos e essas manifestações que acolhem e abraçam milhares das pessoas, de todas as culturas, de todas as cores, de todos os países”, afirmou Arany.
 
Revelado em uma das edições do Femadum, o cantor, compositor baiano e ex-integrante da banda, Pierre Onassis, falou sobre a gratidão que possui com o grupo. “A música para mim surgiu dentro do Olodum, a Bahia é um celeiro de grandes intérpretes e o Olodum valoriza isso no povo baiano. Eu continuo cantando depois de quase oito anos no grupo e tenho muito respeito e muito carinho. O Olodum é mais do que a música, é uma postura, é uma conduta, é posicionamento social”, disse o cantor.
 
Sobre o Femadum
 
O Femadum é um concurso artístico-cultural promovido pelo Bloco Olodum, aberto a compositores, realizado desde 1981. O Festival é composto por apresentações musicais, teatrais, dançantes, exposições literárias e manifestos, tudo em favor da paz e igualdade para todos. 
 
Repórter: Anna Larissa Falcão
Category: NOTÍCIAS | Views: 309 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 88
Convidados: 88
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa