De 9 a 12 de outubro, a cidade de Lençóis, reconhecida como polo indutor do turismo na Chapada Diamantina, volta a receber o Festival de Lençóis, que este ano realiza a sua 17ª edição ininterrupta, com a feliz marca de ser o festival de música mais antigo da Bahia. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado, através do Fazcultura, e das secretarias de Cultura e da Fazenda.
Mais uma vez, o evento leva para a Praça Horácio de Mattos uma grade musical que deve agradar diferentes gostos. Entre as atrações nacionais, estão o filho de Elis Regina, Pedro Mariano, o veteraníssimo Leo Jaime e o badalado Diogo Nogueira. Já entre as bandas que embarcam de Salvador estão Baiana System e Scambo. Marcia Castro é outra baiana que deve fazer balançar a praça com seu show bom de assistir e dançar. As atrações locais também estão na mira do público, que sempre se surpreende com o belo trabalho que levam para o festival. Este ano, a cidade anfitriã está representada musicalmente pelos grupos Choro Labuta, Helio Bahia e banda, Griô e Raiz do Vento.
Nesta edição, em apoio à campanha Bahia contra o Fogo, o Festival de Lençóis leva ao palco uma mensagem pelo meio ambiente, diante das queimadas que estão fazendo sofrer algumas regiões da Chapada Diamantina. Os artistas se engajarão na causa e convocarão o público a abraçar a bandeira contra os incêndios, tendo cuidado com pontas de cigarro, uso de velas e outros materiais inflamáveis perto das matas.
A Prefeitura de Lençóis apoia o Festival e, este ano, também investe em campanhas educativas. Através da Secretaria de Assistência Social, a cidade segue cumprindo o Termo de Ajuste e Conduta (TAC), de combate ao trabalho infantil, assinado em 2009 com o Ministério Público. A ação prevê palestras, folders e divulgação de cartazes no município. No Festival, a causa vai ganhar força na voz dos artistas.
A Secretaria realiza ainda ações para coibir a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, com atuação em bares, restaurantes e barracas, além da fiscalização de agentes do Conselho Tutelar. Já a campanha contra a exploração sexual infantil será preventiva, com a distribuição de panfletos pela cidade.
Shows
Baiana radicada em São Paulo, a cantora Márcia Castro fará show inspirado em seu mais recente álbum, intitulado Das Coisas que Surgem, no primeiro dia do festival. Será a última apresentação desse show na Bahia, já que a artista se dedicará logo em seguida aos ensaios para o Pipoca Moderna 2016, onde ela apresentará uma prévia do novo trabalho que será produzido no ano que vem. No repertório, além das canções do novo CD, músicas de seus trabalhos anteriores, como “De Pés no Chão” e “Frevo Pecadinho”. A apresentação da artista acontece logo após show de abertura que será realizado pelo grupo local Choro Labuta.
Na sequência, o cantor Leo Jaime apresenta “O Intimista”, show no qual ele irá relembrar os maiores sucessos dos seus 30 anos de carreira, a exemplo das canções “Diz”, do seu último CD Todo Amor, “Tchau”, parceria do cantor com Rita Lee e “O Pobre”, cuja nova versão faz parte da trilha sonora do filme Até Que a Sorte nos Separe (2012). O encerramento da noite ficará por conta do show de Hélio Bahia e Banda.
A segunda noite de festa começa com o som do grupo local Griô para, então, subir ao palco uma das atrações mais aguardadas do festival, o cantor e compositor Pedro Mariano. Considerado um dos maiores intérpretes brasileiros da atualidade, o artista fará um show à moda antiga, pela variedade de gêneros, e ao mesmo tempo atual, pela sonoridade apresentada. No repertório não faltarão “Simplesmente”, “Quase Amor” e “Voz no Ouvido”, entre outros sucessos do álbum 8 e do seu último trabalho, Pedro Mariano e Orquestra (CD e DVD).
Ainda no sábado, a banda Scambo leva sua música para Lençóis em clima de comemoração pelos 15 anos de formação do grupo. Liderada por Pedro Pondé, a Scambo é uma das bandas mais conhecidas e influentes da cena baiana, tendo sua musicalidade divulgada nacionalmente este ano ao participar do programa Super Star da Rede Globo. No repertório, os clássicos “Sol de Ninguém”, “A Carne dos Deuses” e “O Rato”, além das canções do álbum “Flare”, gravado no formato acústico. A banda Zion encerra o segundo dia de apresentações.
Ficou para domingo, o último de festa, o burburinho certo que vai acontecer em torno do show do cantor e compositor Diogo Nogueira. Sob a mira dos olhares mais curiosos, o artista promete mostrar as canções do seu mais novo CD, que tem o sugestivo título de Porta Voz da Alegria. É garantida a interpretação de “Tenta a Sorte”, atual música de trabalho, “Alma Boêmia” e “Clareou”. Ainda no repertório, canções de Arlindo Cruz, Almir Guineto e Xande de Pilares, além de antigos sucessos.
O domingo vai contar também com os shows da bandas Raiz do Vento e Baiana System, que encerrará o evento mostrando toda a sua musicalidade fundamentada na guitarra baiana e na força da base percussiva de ritmos afro-latinos como frevo, pagode, samba-reggae, afoxé, kuduro e merengue. |