Um raio de grande intensidade atingiu em fevereiro desse ano a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) danificando quase todos os equipamentos na área externa do prédio da estação. A instalação elétrica também foi prejudicada e houve até princípio de incêndio.
Após cinco meses e uma série de incertezas com relação aos reparos, enfim, houve uma definição. Feira de Santana não terá apenas uma estação, mas sim um Centro Climatológico. “Vamos passar por uma ampliação em nossos trabalhos. Será feito um upgrade, deixamos de ser estação para nos tornar um Centro de Estudos Climatológicos”, disse Rosangela Leal, coordenadora do projeto.
Ainda de acordo com Leal, a homepage da unidade será reativada e todas as informações, como previsão do tempo, boletins de riscos e eventos climáticos serão divulgados na página.
A coordenadora ainda disse em entrevista ao Portal Acorda Cidade que os prejuízos após o acidente superam R$ 150 mil. “Instalamos os novos equipamentos com recomendação e apoio da Coelba, para não correr o risco de outro dano”, falou. A reposição dos equipamentos foi realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fonte:Acordacidade |