A Vigilância Epidemiológica (Viep) da Secretaria de Saúde de Feira de Santana realiza até o próximo dia 17 a Semana de Mobilização Social de prevenção e controle da febre chikungunya e dengue com atividades direcionadas à população. A ação conjunta tem a participação da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem).
Entre as medidas ao alcance de todos estão o armazenamento correto do lixo, a remoção de tudo que possa acumular água e abrir portas e janelas durante a passagem do carro “fumacê”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a reunião de alinhamento entre os órgãos aconteceu na segunda-feira (13), quando foram discutidas a organização e execução das atividades planejadas para toda a semana.
Na terça-feira (14), houve ação de sensibilização com os moradores do bairro Campo Limpo, na quarta-feira (15), divulgação da mobilização social nos veículos de comunicação ( Rádio, Jornal e TV) e na quinta (16) haverá Blitz da Saúde em frente ao Colégio da Polícia Militar, destinada a estudantes, pedestres e motoristas. Por fim, o Comitê Municipal de Prevenção (empresas privadas, igrejas, associações de moradores, escolas) vai propor novas medidas necessárias à implementação. O Projeto de Mobilização Social é promovido pela Sesab em parceria com a SMS e a Fundação Luis Eduardo Magalhães.
“O esforço que a Prefeitura tem feito só estará completo se a comunidade também colaborar ajudando a proteger suas próprias casas”. A observação é da coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Francisca Lúcia da Silva Oliveira.
Ela ressalta a importância da participação de todos na prevenção e controle da febre chikungunya e dengue, que têm o mesmo vetor, o mosquito Aedes Aegypti. “É dever de todo cidadão adotar os cuidados para evitar que o mosquito tenha um criadouro dentro de sua casa”, explica.
Fonte: Acorda Cidade
|