Grafiteiros de 14 estados brasileiros e outros cinco países participaram neste final de semana do 3º Encontro de Grafiteiros de Feira de Santana. O evento foi promovido pelo grupo Grafiteiros Arte Feira (GAF) e teve o apoio da empresa Matiz Cores e Tintas e da direção do Instituto de Educação Gastão Guimarães.
O grafiteiro Jamerson Grain veio do Rio de Janeiro para participar do encontro. Ele contou que a paixão pela arte o fez abandonar o curso de Engenharia Mecânica e ingressar no curso de Artes Visuais.
De acordo com Jamerson, que também dá aulas de grafite, a arte vem crescendo bastante no Brasil e dando oportunidade aos jovens. Ele afirmou que é possível ganhar dinheiro com o grafite e tem amigos que já participaram de exposições fora do Brasil. “É isso aí, é aprender, somar e crescer no grafite, evoluindo na questão do trabalho, colorindo a cidade”.
A grafiteira Laiz Barbosa, de Salvador, afirmou que desde criança gosta de arte e entrou no mundo no grafite por influência do namorado. Seus desenhos favoritos são as sereias, as quais começou a desenhar no papel e depois levou para as paredes.
A professora Alfreda Xavier, do Instituto Educacional Gastão Guimarães (IEGG), disse que este é um trabalho belíssimo. Ela informou que foi procurada pelo grupo para fazer uma parceria, e buscou também outras instituições que pudessem dar apoio ao evento. “Os muros da nossa escola estão muito bonitos e sendo visitados por toda a comunidade, que vêem essa coisa linda feita por esses artistas”, elogiou.
Isis Oliveira, que faz parte da Matiz Cores e Tintas, destacou que a empresa apoia o encontro de grafite desde a sua primeira edição. “No ano passado viemos com mais força, apoiando com os tubos e tudo o que eles precisam. A gente entende que é importante a arte na cidade, que vem como um presente para Feira de Santana neste mês de aniversário. Hoje trabalhamos com um spray que é específico para o trabalho deles”, explicou.
Fonte: Acordacidade |