Estudantes de vários cursos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizaram na manhã desta sexta-feira (8) uma manifestação pedindo melhorias na estrutura das universidades públicas do estado da Bahia.
Eles interditaram a BR-116, próximo à unidade de ensino superior, e fizeram queima de pneus. Por conta do protesto, um longo congestionamento se formou na via. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para tentar reordenar o trânsito.
De acordo com o estudante de Medicina, João Costa, a luta dos estudantes é pelo repasse de 7% da receita híbrida de impostos para as universidades estaduais baianas, uma verba específica de 1% dos impostos para assistência à permanência estudantil, além da melhoria da estrutura da universidade, contratação de professores, manutenção da residência universitária, e do restaurante universitário, que, segundo ele, está hoje precarizado.
“O governo do estado e o governo federal têm priorizado a educação privada e sucateado a pública. A oposição também tem cortado verba das estaduais baianas. A reitoria diz que está tentando negociar com o governo do estado. No entanto, não faz uma pressão maior como deveria fazer”, afirmou o estudante.
Fonte: AcordaCidade |