Mais de 1,4 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), moradores de Feira de Santana, receberam os certificados dos cursos profissionalizantes. Participaram da cerimônia de formatura, nesta terça-feira (29), em Feira, a presidente Dilma Rousseff, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (MDS), Tereza Campello, e o governador Jaques Wagner.
Os cursos mais procurados no município foram os relacionados à indústria - como eletricista industrial, assistente de planejamento e controle de produção - e agente de observação de segurança. A Bahia é o estado do Nordeste com maior número de inscrições nos cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria e o terceiro maior em todo o país. No total, são 81,3 mil alunos em 111 cidades do estado, desde a criação do programa. Somente em Feira de Santana o número chega a 5.276 matriculados.
“Esses cursos são a oportunidade que vocês têm para o primeiro emprego. Espero que o diploma seja um incentivo para vocês continuarem crescendo. Para vocês buscarem novos cursos, se aperfeiçoarem e melhorarem suas vidas cada vez mais”, afirmou o governador.
O Pronatec Brasil Sem Miséria integra uma série de políticas públicas do governo federal para promover o acesso de pessoas de baixa renda, especialmente os beneficiários do programa Bolsa Família, à qualificação profissional e ao mercado de trabalho. Em todo o Brasil, são mais de 1,1 milhão de matriculas em 570 cursos.
“Este é o programa do meu governo mais importante porque muda a vida das pessoas. É preciso qualificar os jovens porque isso significa desenvolvimento do país. Isso melhora a economia e agrega valor ao Brasil”, afirmou a presidente Dilma Rousseff. |