A formação de um redemoinho assustou a aposentada Ermínia Maria de Jesus, de 77 anos. O fenômeno entrou pelo telhado de um dos quartos da casa e em menos de um minuto, segundo ela, provocou o desprendimento de algumas telhas de amianto no quarto e na cozinha. O fato aconteceu por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (01).
A aposentada mora na Rua Belmonte, 782, no bairro Pequi, em companhia de um filho especial de 52 anos. Ainda muito assustada, ela contou à reportagem do RADAR 64 que gastou R$ 400,00 com material e mão de obra para consertar os estragos.
Ela confessou que associou o fenômeno a algo sobrenatural. Dona Ermínia chegou a passar mal sendo socorrida pelos vizinhos. Mas foi só um susto. É que muitas pessoas, nos tempos antigos, associavam os redemoinhos à presença do “saci-pererê”.
Geralmente os redemoinhos são formados em dias bem quentes, sem a presença de ventos e com a presença de muito sol. Nesse caso, o solo se aquece bastante transferindo todo o calor para o ar que está sem circulação, nisso quando essa temperatura atinge uma altura razoável ela ganha força e sobe para o alto formando uma espécie de pressão do ar.
Apesar de toda a tecnologia, esses fenômenos meteorológicos podem ser imprevisíveis.
Fonte: radar64 |