Com muita música, performances de dança, roda de conversa, mostra de filmes e pequenas encenações de teatro, para falar da vida e obra do cantor baiano Raul Seixas, estudantes dos Centros Interdisciplinares, do Complexo Educacional Oscar Cordeiro (Cenint), apresentaram na última semana do ano letivo a II Mostra Juvenil de Dança Cenint, no Centro Cultural de Plataforma, em Salvador.
A mostra ‘Dança Raul’ foi à culminância das atividades desenvolvidas durante todo o ano pelos estudantes da oficina de dança contemporânea do Cenint e levou ao teatro professores, diretores, familiares e a comunidade. “Foi uma construção coletiva. Os estudantes participaram desde a escolha do tema até a criação da coreografia. Isso valoriza o trabalho deles. Muitos despertaram a paixão pela dança, a partir das oficinas e superaram as dificuldades”, afirmou a coordenadora do Cenint, Mônica Fontoura.
A estudante Elane Bispo, 22 anos, que participou do espetáculo, diz que resolveu entrar nas oficinas por gostar da área artística, e se interessou pela proposta do espetáculo. “Logo que vi o que estava sendo preparado para a mostra, me interessei. Toda preparação foi aproveitada. O alongamento, o trabalho de expressão facial, corporal e entonação da voz, tudo isso me fez muito bem. Foi uma experiência muito satisfatória. Pretendo continuar”.
“A ideia de montar um trabalho sobre Raul Seixas surgiu a partir das comemorações dos 70 anos que o artista completaria em junho deste ano”, explicou a diretora do espetáculo, Catarina Laborda, que falou sobre a concepção da montagem. “Dança Raul retrata a vida e obra do autor, suas ideias e sonhos, sob a ótica dos jovens alunos, apresentando ao público a irreverência e a filosofia de vida desse compositor baiano”.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado |