Desde 2009 na fila de espera, o primeiro automóvel que voa já pode
desfilar suas asas pelas ruas dos Estados Unidos. É o Terrafugia
Transition, que acaba de ter sua produção em série e permissão para
rodar autorizada pelas autoridades do país. A licença, no entanto, ainda
não libera o carro avião para voo, exceto em testes e eventos de
demonstração com pilotos da empresa no comando da aeronave. Ou carro? A
envergadura da asa do Transition de uma ponta a outra tem 8 metros e seu
comprimento é de 6 metros. Isso no modo avião. Para andar nas ruas, as
asas dobram e deixam o veículo com apenas 2,3 metros de largura, o
suficiente para trafegar numa faixa de trânsito nos EUA. Mesmo com essa
tamanho todo, o carro-avião da Terrafugia é extremamente leve, como
manda o manual do engenheiro aeronáutico. Pesa meros 450 kg e para
decolar não pode passar dos 650 kg.Para andar no asfalto, o carro voador
é como um automóvel comum. Há pedal de freio e acelerador, alavanca de
câmbio automático e volante. Quando vira avião os comandos mudam um
pouco. A aceleração é por alavanca e direção é controlada por dois
pedais no assoalho, que manejam o leme traseiro, e os dois manetes, para
o motorista e o "co-piloto”, que aliás é o único passageiro extra que o
Transition leva, além de poucas bagagens. Os pneus também têm todo um
cuidado especial, pois tem de ser ideal para andar no asfalto e pousar.A
propulsão, seja no ar ou no asfalto, é função do motor Rotax 912S, um
bloco com pouco menos de um litro de deslocamento. Gera 100 cavalos de
potência é impulsiona as rodas traseiras e a hélice tratora, posicionada
na parte traseira, quando voa. Segundo a fabricante, o modelo é capaz
de atingir até 185 km/h voando, mas no chão não passa dos 100 km/h. Já o
tanque de gasolina com 87 litros garante um alcance de até 720 km.A
Terrafugia afirma que bastam apenas 20 horas de voo tirar a licença de
Piloto Esporte nos EUA, a licença mínima requerida para um piloto alçar
voo com o Transition, que já foi pré-enquadrado pela Administração
Federal de Aviação dos EUA como uma "aeronave esportiva leve”, como são
pequenos monomotores de marcas tradicionais do ramo como Cesna e Piper. O
preço para andar de avião pelas ruas é US$ 194.000 no país, cerca R$
303.400.
Informações Portal IG |