Um dos maiores desafios atuais da implantação do Metrô de Salvador foi vencido com a inauguração da Estação Bonocô, a sétima da Linha 1, nesta sexta-feira (13), pelo governador Rui Costa, acompanhado do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto e outras autoridades. As obras foram realizadas com o equipamento já em operação e em uma das avenidas mais movimentadas da cidade.
A estrutura elevada, que possui passarelas, rampas e elevadores, além de um bicicletário, vai atender principalmente aos moradores de bairros do entorno, como Cosme de Farias, Brotas, Campinas de Brotas, e ainda quem trabalha na região da Bonocô.
Durante a inauguração, Rui Costa afirmou que em dezembro, entre os dias 15 e 18, será inaugurada a Estação Pirajá, integrada a outra de transbordo, completando a primeira etapa de 12 quilômetros do Metrô de Salvador. “Ao todo, serão 41 quilômetros, ligando também Lauro de Freitas, Águas Claras e Cajazeiras. Salvador será a terceira capital do país em extensão de metrô. São Paulo tem 80 quilômetros para 12 milhões de habitantes e Salvador, que tem três milhões de habitantes, será a terceira cidade, com 41 quilômetros, a metade de São Paulo”, disse o governador.
Já o ministro Gilberto Kassab destacou os investimentos realizados pelo governo federal em parceria com o Estado e prefeitura. “Serão, ao todo, 104 quilômetros de transporte rápido, entre metrô, ônibus rápido e VLT. Estamos fazendo todo o possível para que em breve este trabalho esteja concluído, ajudando a Bahia a melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos”.
Segundo o presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença, estão sendo fabricados mais 34 novos trens para o metrô da capital. “Então, teremos uma frota de mais de 40 trens com ar condicionado até o final do ano que vem. Por isso, é preciso integrar os ônibus urbanos, para atendermos a mais de 500 mil passageiros”.
Estrutura
Com 6.140 metros quadrados de área construída, a estrutura da Estação Bonocô segue os mesmos padrões de acessibilidade já utilizados em outras estações. São quatro escadas rolantes, dois elevadores, piso-tátil e sinalização-tátil nas escadas fixas, além de sanitários adaptados para pessoas com deficiência.
O funcionamento será no mesmo horário das demais estações da linha 1 – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, com acesso gratuito. Para garantir a segurança dos usuários, a Estação Bonocô possui 55 câmeras de monitoramento que estarão interligadas à Sala de Supervisão Operacional da estação e sala de primeiros socorros.
Obras
A construção da estrutura durou 10 meses, com a participação de mais de 600 trabalhadores. O projeto arquitetônico é o maior diferencial da Estação Bonocô. Com traços futuristas, a estrutura ganhou painéis compostos por chapas de alumínio e peças arquitetônicas de brises no revestimento lateral, que permitem a entrada da iluminação e ventilação natural. O entorno da estação será revitalizado com ciclofaixas e jardins.
O acesso à estação, inicialmente, é pela passarela existente que foi reformada pela CCR Metrô Bahia. Outras duas passarelas, uma em cada lado da avenida, atendendo aos atuais padrões de acessibilidade, serão instaladas pela concessionária, ligando os bairros de Cosme de Farias e Brotas à nova estação do metrô.
Sistema Metroviário Salvador - Lauro de Freitas
O sistema metroviário entrou em operação em junho de 2014, um ano e dois meses após ser transferido para administração do Governo do Estado. Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e investimentos na ordem de R$ 3,6 bilhões, a concessão é da CCR Metrô Bahia.
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será composto por duas linhas, com total de 41 quilômetros e 23 estações. Além disso, quando concluído, o metrô estará integrado a 10 terminais de ônibus. A implantação e operação do sistema metroviário contam com seis mil colaboradores diretos, indiretos e terceiros.
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