O Big Brother Brasil está em sua 11º
edição e, por mais que não liguemos nossa TV no horário do programa,
acabamos sabendo sobre todos os escândalos e tudo que acontece no BBB.Vamos aos fatos!A audiência é o motor que move a televisão e todas as outras mídias.
Audiência BBB
Mas como vemos no gráfico acima, desde 2005 a audiência do programa caiu vertiginosamente.
Os principais motivos para a queda na audiência são: * Aumento na quantidade de reality shows. * Grande crescimento das outras emissoras. * Mais opções de entretenimento. * Popularização da Internet. * Quantidade abusiva de anúncios durante o programa. Ainda
assim, cada vez mais as grandes marcas do país estão interessadas em
comprar suas cotas de anúncios no BBB. Não porque mais pessoas estão
vendo, mas por causa da maior concorrência pelo espaço publicitário que
é o Big Brother Brasil. Escândalos, manchetes, brigas e polêmicas fazem o reality ultrapassar os limites do vídeo. Um
erro em uma prova de líder patrocinada pode render alguns milhares de
reais a marca envolvida, pois os vídeos polêmicos acabam alcançando um
número muito grande de espectadores no YouTube. Cada
ano aumentam o número de merchandisings e patrocinadores, e cada vez
mais se vê propagandas por tudo dentro e fora da casa. Em cada edição
criam novos espaços para anunciar. E também a cada ano aumentam os valores das cotas de patrocínio.
Faturamento BBB
O valor arrecadado em cada Big Brother é cada vez mais absurdo. Com 2 bilhões de reais "conquistados” o reality show no Brasil é um dos que mais faturou entre os BBBs no mundo todo. Ao
contrário do que muitos pensam, as ligações representam uma porcentagem
muito pequena diante do valor dos patrocínios e merchans. Agora algumas
cotas de patrocínio e de inserções nos comerciais chegam a custar mais
de 10 milhões!
Fontes de Renda Este montante é dividido entre a Globo, a Globo Endemol (sim, a globo comprou parte da Endemol também!) e os custos do programa. Por
si só o programa não gasta tanto, tendo em vista que a reforma da casa
é patrocinada, e que praticamente todos os produtos e custos com os
participantes são também peças de merchandising. Os
participantes ganham um salário semanal de 500 reais além de um salario
mensal de 1200, isto referente a quantidade de semanas passadas na
casa. E ao final do programa são distribuídos aos vencedores os prêmios
de 1 milhão e meio de reais. O maior interesse da Globo no BBB é chegar ao limite desta "nova” maneira de anunciar. O Big Brother no Brasil foi a experiência mais bem sucedida de Branded Entertainment no mundo. |