A partir desta quinta-feira (11), os veículos apreendidos durante o Carnaval da Bahia podem ser retirados do pátio do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) pelos proprietários, mediante o pagamento da taxa de estacionamento e a regularização da documentação. Durante a festa órgão intensificou a fiscalização, com ações em vários pontos de Salvador, como blitzes da Lei Seca nos bairros de Paripe, Periperi (Subúrbio Ferroviário), Pirajá, São Caetano, Estrada da Rainha, Avenida ACM, Bonocô, Via Expressa, Avenida Juracy Magalhães e Vale do Ogunjá.
Até terça-feira (9), as equipes do órgão abordaram 2.362 pessoas e 1.084 veículos, em operações que contaram com o apoio da Polícia Militar. Foram autuados 292 veículos e apreendidos 100. A fiscalização do Detran atuou também na avaliação de 200 trios elétricos e carros de apoio, antes do desfile, com postos técnicos no Campo Grande e na Barra. Não foram registradas irregularidades.
O teste do bafômetro foi realizado em 1.040 condutores. Destes, 96 se recusaram a soprar o aparelho ou não passaram na avaliação de alcoolemia . O caso mais grave aconteceu no Ogunjá, com a prisão de um motociclista em estado de embriaguez, que vai responder por crime de trânsito. Em todas as operações, os condutores receberam material educativo sobre procedimentos de segurança.
Campanha educativa
Durante todos os dias de folia, o Detran levou para os circuitos Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Pelourinho) a campanha educativa ‘Fique de boa no Carnaval- Se beber, não dirija’. O grupo de 16 bailarinos do projeto ‘Balada Consciente’ interagiu com os foliões, apresentando a coreografia da Lei Seca ao som do jingle cantado por Adelmo Casé. A campanha distribuiu 100 mil adesivos e inovou na Avenida, com a simulação do teste do bafômetro que alcançou 600 motoristas, além de orientações sobre a legislação de trânsito que chegaram a 1.024 foliões.
Serviços
No posto de atendimento especial instalado em Ondina, o Detran emitiu a segunda via de 50 Certificados de Licenciamento e Registro de Veículos (CLRVs), regularizando a situação de quem perdeu o documento na festa. Mais de 200 foliões procuraram o posto para abrir o serviço da segunda via da carteira de habilitação e tirar dúvidas sobre o histórico de multas e o uso do aplicativo do órgão para smartphones. |