VEJA MAIS FOTOS
As visitas semanais às internas do Conjunto Penal Feminino de Salvador saíram um pouco da rotina nesta quarta-feira (14). Marcando o Dia das Crianças, a presença de filhos e netos mudou o ambiente. Além da oportunidade do reencontro familiar, presas e visitantes participam durante todo o dia de jogos, brincadeiras e diversas atividades de lazer e recreação na unidade localizada no Complexo Penitenciário da Mata Escura, administrado pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Para Matilde Trindade, 71 anos, a visita especial foi a chance para rever uma neta e dois bisnetos. "Estava com saudades e hoje é um dia muito feliz para mim, porque é muito difícil estar aqui dentro".
Pelo terceiro ano consecutivo, a data é lembrada com uma programação especial no conjunto, onde 137 mulheres cumprem pena atualmente. Desta vez, mães e filhos participaram de aulas de dança, música, futebol, jogos de xadrez, dama, capoeira, parque infantil, pula-pula, teatro e oficinas de pintura. Com o tema ‘De volta à infância’, uma mini gincana promovida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública reuniu brincadeiras infantis.
De acordo com a diretora da unidade, Luz Marina Silva, a ação ajuda no trabalho de ressocialização das mulheres. "Queremos humanizar o sistema e esta confraternização distensiona, deixa o ambiente mais leve", explicou ela ao citar como outra iniciativa voltada para a reinserção social a creche Abrigo Nova Semente, destinada a filhos de internas. |