A intenção de voto no candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, oscilou dois pontos para cima desde a última sexta-feira, 14, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quinta-feira, 20. De acordo com o levantamento, candidato passou 26% para 28%. Já Fernando Haddad (PT) cresceu três pontos, 13% para 16%, e assumiu a segunda colocação.
Ciro Gomes permaneceu com 13%, mas permanece tecnicamente empatado com o candidato petista, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais. Empatado com o pedetista, no limite da margem de erro, está Geraldo Alckmin (PSDB), que manteve os 9%. Marina Silva, por sua vez, oscilou de 8% para 7% e está empatado com o tucano.
Alvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo) permaneceram com 3% e Henrique Meirelles (MDB) oscilou para 2%. Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU) também permaneceram com 1%. Cabo Daciolo (Patriota), João Goulart Filho (PPL) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.
Votos brancos e nulos passaram de 13% para 12% Não souberam ou não opinaram, de 6% para 5%
A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo. Foram ouvidos 8.596 eleitores em 323 municípios de todo o país entre 18 e 19 de setembro. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o código BR-06919/2018.
Rejeição
Em relação à rejeição aos candidatos, Bolsonaro é apontado por 43% dos eleitores que declararam que não votariam de "jeito nenhum” no candidato no primeiro turno. A rejeição a Marina é de 32%, e Haddad tem 29% de eleitores contrários à sua eleição.
A taxa de rejeição a Alckmin chega a 24% e Ciro tem 22%. Vera Lúcia e Cabo Daciolo tem 19% de taxa de rejeição; Boulos, 18%; Meirelles e Eymael, 17%; Alvaro Dias, Amôedo e João Goulart Filho, 15% .
Eleitores que rejeitam todos os candidatos somam 4% e aqueles que votariam em qualquer um, 2%.
Com informações da Agência Brasil e AFP |