A procura pelo peso ideal é grande, mas é preciso tomar alguns cuidados importantes para que depois você não sofra consequências em seu corpo.
Você conhece o efeito platô? Vou mostrar para você também como funciona esse fenômeno e o que deve ser feito para evitá-lo, saber disso é extremamente importante para você não se desmotivar.
Leia a matéria que preparamos.
PORQUE AS PESSOAS BUSCAM TANTO MANTER-SE EM FORMA E ALCANÇAR O PESO IDEAL?
Primeiramente por causa da saúde, e depois por estética. O excesso de peso causa algumas complicações como: doenças cardiovasculares, insuficiência respiratória entre outras.
O ideal para se evitar casos de obesidade (aumento de peso), seria uma educação preocupada com esses fatores desde pequeno, já que este problema na teoria é simples de resolver, é só consumir menos calorias e levar uma vida saudável, mas na prática sabemos que não é bem assim.
Muitas vezes o problema está em: como comer, o que comer e em que horas comer.
DICAS IMPORTANTES
1° Você precisa ingerir menos calorias do que você gasta durante suas atividades. Se não haverá um acúmulo de calorias (gorduras), com isso o aumento de peso, é fato!
2° O ideal é que suas refeições sejam realizadas em intervalos de três em 3 horas. Se você ficar em jejum por muito tempo vai aumentar seu apetite, em consequência vai comer mais. A dica é fazer no mínimo 5 refeições ao dia, 3 refeições principais e 3 lanches leves.
3º Pratique atividade física (natação, caminhada, bicicleta, esteira etc..), pois assim irá queimar calorias, obtendo mais saúde e melhorando a estética de seu corpo.
4º Tome muita água durante todo o dia. A água além de ser boa para tudo, é um ótimo aliado na perda de peso e muito bom para o funcionamento do intestino.
O QUE É O EFEITO PLATÔ?
É quando o peso se estabiliza em determinado momento, causando a redução de peso por um período.
Isso sempre leva a desmotivação, mas tem algumas causas para acontecer isso.
Pode ser:
– Problemas hormonais;
– Má alimentação;
– Falta de exercícios físicos.
O ideal é fazer exames regularmente, pois existem diversos fatores onde, na maioria das vezes, está relacionada a alimentação.
O QUE FAZER PARA ACABAR COM O EFEITO PLATÔ?
=> Praticar atividades físicas e cuidar da Alimentação;
=> Entender que o consumo calórico tem que ser menor do que a queima de calorias durante o dia.
Com uma dieta muito restrita acontece a perda de peso rápido, mas sem qualidade na alimentação, aí surge outro efeito, o efeito sanfona que agrava ainda mais o efeito platô. Dieta restrita não é a solução e, para sair do efeito platô, precisa ter uma alimentação regrada com qualidade nutricional.
O QUE ACONTECE NO EFEITO PLATÔ?
O que acontece é que a gordura é uma garantia de sobrevivência para o cérebro, pois ele é quem comanda o organismo. Se você estiver comendo muito abaixo da sua necessidade diária, o cérebro vai travar a perda de gordura e a tendência é você perder massa muscular (que ajuda no metabolismo).
Se você perceber tudo, será controlado. Se você descontrolar tudo, não vai dar certo sua perda de peso. Com o seu metabolismo muito lento (pela perda de massa) não ocorre queima de gordura e você vai parar de perder peso.
O corpo perfeito para o padrão mundial é ter um corpo bonito, mas você tem que respeitar seu biotipo e, se tiver com necessidade de perder peso, faça isso com segurança, cuidado e consciência.
A solução é Reeducar sua alimentação. Aprender como se alimentar.