O governador da Bahia, Jaques Wagner e o prefeito
de Salvador ACM Neto, abrem oficialmente nesta terça-feira, 22, às 17h30, no
Centro de Convenções, em Salvador, o maior evento de empreendedorismo do
Nordeste. A Feira do Empreendedor da Bahia será aberta para o público às 13h30
e só encerra às 22h. Nos cinco dias de Feira, até o próximo sábado, 26, serão
315 eventos e 23 mil vagas de capacitações entre oficinas, palestras e
seminários. É o grande momento dos candidatos a empreendedores e empresários,
dos mais diversos segmentos, terem acesso a serviços, equipamentos, estudo de
ideias e oportunidades de negócios.
Uma iniciativa do Sebrae, que teve sua primeira
edição em 1994, a Feira é reconhecida como a maior manifestação de
empreendedorismo do Brasil. Na Bahia, o evento recebeu, por três vezes
consecutivas (2007, 2009 e 2011), o título de melhor do país, segundo avaliação
da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), que realiza auditorias antes, durante
e depois da Feira.
Mais de 40 mil pessoas já se inscreveram gratuitamente para participar da Feira
no site do evento (www.ba.sebrae.com.br/feira.
A partir de agora a inscrição deve ser feita nos dias da Feira, no Centro de
Convenções, pagando uma taxa de R$ 5. A bilheteria será doada para a Associação
Pracatum de Ação Social, do bairro do Candeal, em Salvador.
Serão mais de 120 expositores nos setores de
franquias, representação comercial, serviços para o empreendedor, inovação e
tecnologia, economia criativa, máquinas e equipamentos, negócios verdes e
sustentáveis e soluções e negócios digitais.
Para comprar as oficinas, palestras e seminários,
que custam R$ 10, R$ 20 e R$ 40, o visitante deve procurar a Central de
Capacitação na área de Educação, dentro da Feira. Cada visitante poderá
participar de até dois eventos gratuitos por dia.
Capacitações gratuitas
As vagas para eventos gratuitos serão adquiridas
mediante reserva na Central de Capacitação, no horário de funcionamento da
Feira, das 13h30 às 22h. A reserva para os eventos gratuitos estarão
disponíveis na entrada do pavilhão da Feira, de 12h às 14h30, somente para quem
fez inscrição prévia para visitar a Feira no site.
Quem não fez a inscrição prévia terá que aguardar a
abertura da Feira, às 13h30, e se dirigir à Central de Capacitação. Só será
permitida, a cada visitante, a participação em dois eventos gratuitos por dia.
Para conhecer toda a programação das capacitações pagas e gratuitas basta
entrar no sitewww.ba.sebrae.com.br/feira.
Seminário Sebrae de Empreendedorismo
O principal evento da Feira, o Seminário Sebrae de
Empreendedorismo, começa nesta terça-feira, 22, às 19h, no Salão Oxalá do
Centro de Convenções, com a palestra "Desafios do Crescimento – cenários
econômicos e a sustentabilidade das micro e pequenas empresas”. O evento
contará com os palestrantes Luís Nassif – jornalista especializado em economia,
comentarista e membro do Conselho de Economia da Federação das Indústrias do
Estado de São Paulo (Fiesp) e Carlos Alberto Júlio – autor de quatro
best-sellers na área de negócios: "Reinventando você”, ”A magia dos grandes
negociadores”, "A arte da estratégia” e "Superdicas para vender e negociar
bem”.
A mediação fica por conta da jornalista Salete
Lemos que tem especialização em macroeconomia, finanças, teoria econômica,
comércio exterior, dívida pública e economia ambiental pela Fundação Getúlio
Vargas. O valor é de R$ 40 e a compra poderá ser feita via cartão de débito ou
crédito, no dia do evento, 22, no Centro de Convenções.
Além do cenário econômico, em sua palestra Luis
Nassif vai analisar as perspectivas futuras para o empresário brasileiro e o
que se pode esperar da economia do país e do mundo diante das constantes
mudanças. Na televisão, o jornalista criou o programa "Dinheiro Vivo” na TV
Gazeta de São Paulo, que deu origem à Agência Dinheiro Vivo, primeira empresa
jornalística do Brasil a trabalhar com informações em tempo real.
Carlos Alberto Júlio é palestrante há 14 anos e
recebeu o Top de Marketing em RH como um dos cinco palestrantes mais lembrados
do País. Administrador de empresas, Carlos Alberto estudou na Harvard Business
School, na London Business School e no IMD de Lausanne, na Suíça. No Painel
abordará a grande transformação em curso na economia, tanto nos costumes,
quanto nos valores e consumo.
São parceiros do evento Fecomércio, Senac, Sistema
FIEB, Fórum Regional Permanente das MPE e Secretaria de Indústria Comércio e
Mineração do Estado da Bahia, e são patrocinadores Petrobrás, Redecard, Abase e
Sindsuper
Segundo a gestora da Feira do Empreendedor, Ana
Paula Almeida, o Seminário foi organizado com o objetivo de fazer uma abordagem
atual da economia brasileira, com a orientação dos especialistas para as
perspectivas que se abrem para os próximos anos.
"São palestrantes que o público conhece por sua
participação na mídia e que vão apresentar o cenário econômico de uma forma
prática. A jornalista Salete Lemos, com toda sua experiência em rádio e TV terá
a medida certa para fazer a mediação”, observa a gestora da Feira.
Além do cenário econômico, em sua palestra Luis
Nassif vai analisar as perspectivas futuras para o empresário brasileiro e o
que se pode esperar da economia do país e do mundo diante das constantes mudanças.
Na televisão, o jornalista criou o programa "Dinheiro Vivo” na TV Gazeta de São
Paulo, que deu origem à Agência Dinheiro Vivo, primeira empresa jornalística do
Brasi a trabalhar com informações em tempo real.
Carlos Alberto Júlio é palestrante há 14 anos e
recebeu o Top de Marketing em RH como um dos cinco palestrantes mais lembrados
do País. Administrador de empresas, Carlos Alberto estudou na Harvard Business
School, na London Business School e no IMD de Lausanne, na Suíça. No Painel
abordará a grande transformação em curso na economia, tanto nos costumes,
quanto nos valores e consumo.
São parceiros do evento Fecomércio, Senac, Sistema
FIEB, Fórum Regional Permanente das MPE e Secretaria de Indústria Comércio e
Mineração do Estado da Bahia, e são patrocinadores Petrobrás, Redecard, Abase e
Sindsuper.
Seminário gratuito traz orientações jurídicas para
MPE
Os empreendedores e empresários que marcarem
presença no primeiro dia da Feira do Empreendedor terão a oportunidade de
adquirir conhecimentos sobre aspectos jurídicos referentes às micro e pequenas
empresas (MPE). Nesta terça-feira, 22 de outubro, será realizado a partir das
17h30 no auditório do Empreendedor, no Centro de Convenções, o 3º Seminário
Jurídico Sebrae com inscrições gratuitas no local do evento.
É a primeira vez que o Seminário acontece dentro da
Feira do Empreendedor. Por isso, os temas abordados dizem respeito a questões
do âmbito jurídico que envolvem microempresas, empresas de pequeno porte e
Microempreendedores Individuais. "A ideia é contribuirmos para que o público
alvo da Feira possa sair bem informado também no campo jurídico. Para isso,
contamos com a presença de especialistas em cada tema que será abordado”,
explica o coordenador da Unidade Jurídica do Sebrae Bahia, Leonardo Barbosa.
No Seminário, os participantes poderão aprofundar
conhecimentos nos aspectos comercial, tributário e trabalhista. Entre os
assuntos tratados, estão direitos e deveres do empresário enquanto empregador,
abertura e baixa de empresas e a importância de se manter em dia com as
questões legais.
A iniciativa é do Sebrae em parceria com a Academia
de Letras Jurídicas do Estado da Bahia, com o apoio do Escritório de Advocacia
Aurélio Pires. Confira abaixo a programação do Seminário:
17h30 às 18h20 Formalização de empresas – Dra.
Dulce Tourinho – Ex–Chefe da Procuradoria da JUCEB 18h30 às 19h20 Aspectos
trabalhistas das Micro e Empresas – Dr. Jairo Sento Sé - Procurador Regional do
Trabalho
19h30 às 20h20 Parte comercial e tributária das micro e pequenas empresas e
empreendedor individual – Dr. Izaak Broder - Advogado Tributarista
Eventos de Comunicação e Marketing Selecionamos algumas capacitações na área de
comunicação e marketing que acontecerão nesta terça-feira, 22, na Feira do
Empreendedor da Bahia, no Centro de Convenções, em Salvador
15h – Palestra – Google faz a Web Trabalhar para o seu Negócio – Auditório –
Gratuito 17h – Oficina – Planejamento e Organização de Eventos – Sala Artes,
Comunicação e Eventos – R$ 10 20h30 – Palestra – Marketing e Logística Reversa
– Sala 05 – Gratuito 20h30 – Palestra – Como elaborar um Plano de Marketing –
Sala 06 – Gratuito 20h30 – Palestra – Design Thinking – O fim das velhas ideias
– Sala 04 – Gratuito
Foto: Mateus Pereira Agência Sebrae de Notícias |