Desde abril de 2008 os brasileiros podem manter uma conta corrente sem
pagar taxas mensais ao banco, pela utilização dos chamados ‘serviços
essenciais’. No entanto, um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do
Consumidor (Idec) revela que 80% dos consumidores não sabem dessa
possibilidade. Para detectar o motivo da falta de conhecimento dos
clientes, o Idec avaliou os dez maiores bancos do País – Banco do
Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real
Santander e Unibanco – e detectou que os mesmos não transmitem as normas de 2008 aos clientes.
Em seis instituições – Banrisul, BB, Caixa, HSBC, Nossa Caixa e
Unibanco – não é possível avaliar, por meio da tabela de tarifas, se os
serviços essenciais podem ser contratados isoladamente. "Se não está na
tabela, o cliente não tem como saber que pode usar esse recurso e acaba
contratando uma conta com pacote de serviços pago”, diz Ione Amorim,
economista do Idec responsável pela pesquisa. fonte: ba.noticias
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