No ultimo sábado, 28 de novembro, foi realizado a final do 1º Soletrando Municipal no Colégio Edivaldo Machado Boaventura. Para chegarem a esta etapa, os competidores passaram por seletivas que ocorreram nos meses anteriores. Os vencedores levaram para a casa notebooks, tabletes e medalhas.
Estiveram presentes no evento o prefeito Sivaldo Rios, os secretários Ed Carlos Oliveira Neto, Dayana Caribé, Ricardo Souza, Hosana Ferreira, a Diretora Ambiental, Jandira Oliveira, o assessor Ivanildo Noberto, além dos vereadores Vivaldo Moreira, Arivelton Mota e Gilberto do Peixe. A diretora do Colégio Edivaldo, Socorro Lima, a professora Iracema Lima e Ademilton Santos, professores e diretores também participaram da competição.
O Diretor de Cultura, Denis Wilson, tocou o Hino Nacional e o Grupo Cultural Peixe Vivo e a Orquestra Flor do Meu Sertão também se apresentaram para os participantes e convidados do evento.
A competição foi organizada pela Secretaria de Educação no qual todos os alunos da rede municipal participam de uma disputa de soletração de palavras, dividida em duas modalidades; 4º e 5º e 7º ao 8º ano, envolvendo todas as escolas do município.
De acordo com a professora Iracema Lima, o torneio nasceu com o intuito de aprimorar as habilidades lingüísticas, aperfeiçoar a escrita e ampliar o vocabulário, além de incentivar a leitura e aproximar culturas e valores, garantindo que os jovens tenham acesso aos conhecimentos.
O Secretário de Educação, Ed Carlos Oliveira, falou sobre o empenho dos alunos para chegaram na grande final: “Participaram do soletrando mais de quatro mil alunos. Nosso objetivo foi incentivar e motivar os estudantes da rede municipal de Capim Grosso a ampliarem seus vocabulários, compreendendo melhor os significados das palavras e sua grafia, através de uma competição saudável”, disse o secretário.
O prefeito Sivaldo Rios agradeceu aos professores e diretores da rede municipal de ensino: “Quero dizer da alegria que sinto neste momento com vocês. Um momento histórico para Capim Grosso e onde encaramos a educação do nosso município de frente, incentivando e mostrando que é possível, apesar, de todas as dificuldades financeiras que enfrentamos oferecer uma educação de qualidade, pois o único caminho para se vencer na vida é a educação. Que esse evento sirva de motivação para que no próximo ano mais alunos possam participar”, finalizou o prefeito.
Fonte: AscomPMCG |