As comunidades rurais denominadas CAMBOEIRO, BARRO VERMELHO E FAZENDA VOLTA estão a um passo de serem declaradas pelo governo brasileiro enquanto COMUNIDADES QUILOMBOLAS. Uma etapa importantíssima para que isto possa acontecer foi realizada na tarde desta terça-feira, 14, quando as comunidades se reuniram para receber o senhor Fábio Santana, técnico da Fundação Palmares, órgão do governo federal vinculado à Secretaria da Promoção da Igualdade Racial. A visita do técnico, que vai se estender até a quarta-feira, 14, tem a finalidade de fazer um levantamento técnico por meio da coleta de informações que são minuciosamente anotadas, fotos das residências e depoimentos em vídeo dos moradores mais antigos.
De acordo com informações prestadas à nossa reportagem, esse processo tem uma previsão média de 60 dias para ser concluído. A partir daí, caberá ao gestor municipal tomar ciência e utilizar desse mecanismo para angariar mais benefícios ainda para as comunidades. Esses benefícios podem ser desde o Bônus Escola, Tarifa Social nas contas de energia elétrica e até bolsas de R$ 90,00 mensais para jovens que estão cursando ensino superior pelo sistema de cotas.
A Secretaria da Promoção da Igualdade Racial possui status de ministério e está diretamente ligada a outros 11 ministérios e possui como uma de suas atribuições a certificação das comunidades. Aqui em Capim Grosso esse projeto conta com apoio dos Sindicato Rural e Vereador Antônio de Braz. |