Começaram a chegar nesta quarta-feira (12), os equipamentos e mobiliário que irão possibilitar o funcionamento da UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento) de
Capim Grosso. Nos próximos dias chegarão outros lotes de equipamentos.
A parte física do prédio já está pronta, a expectativa é que a UPA venha a ser entregue a população
ainda neste mês de setembro, conforme foi anunciado quando da visita do Secretário
Estadual de Saúde Dr. Jorge Solla.
O funcionamento da unidade é uma ansiedade de todos que
habitam a região, pois a mesma ira atender ocorrências médicas de urgência e emergência,
diminuindo o número de transferências de pacientes para Feira e Salvador.
Confira mais informações sobre a UPA
As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas
de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de
urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de
Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem
ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes
de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as
unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A
estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço
Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o
paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
O Ministério da Saúde lançou, em
2003, a Política Nacional de Urgência e Emergência com o intuito de estruturar
e organizar a rede de urgência e emergência no país. Desde a publicação da
portaria que instituiu essa política, o objetivo foi o de integrar a atenção às
urgências. Hoje a atenção primária é constituída pelas unidades básicas de
saúde e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção
fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência),
das Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H), e o atendimento de média e
alta complexidade é feito nos hospitais. Unidade de Pronto Atendimento
(UPA 24h)
O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que
casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam
encaminhados para as unidades hospitalares.
As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver
grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas,
cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada -
com Raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de
observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são
solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os
médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles
analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em
observação por 24h.
Serviço de Atendimento Móvel às
Urgências (SAMU 192)
Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação
que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações
de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo
de atendimento, ambulância e equipe adequado a cada caso. Há situações em que
basta uma orientação por telefone. O SAMU/192 atende pacientes na residência,
no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o
atendimento chega ao usuário onde este estiver.
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