Quarta-feira, 2024-07-17, 12:54 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Julho » 21 » BIBLIOTECA JURACY MAGALHÃES CELEBRA DIA DO ESCRITOR COM PALESTRA NESTA QUARTA-FEIRA
3:36 PM
BIBLIOTECA JURACY MAGALHÃES CELEBRA DIA DO ESCRITOR COM PALESTRA NESTA QUARTA-FEIRA

Como parte das celebrações do Dia Nacional do Escritor (25 de julho), a Biblioteca Juracy Magalhães Jr, que funciona no Rio Vermelho, em Salvador, e integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, recebe nesta quarta-feira (22) o escritor baiano Ubaldo Marques Filho. No Encontro com o Escritor, ele fará palestra, às 14h, aberta ao público, sobre vivência literária e seus livros, que abordam aspectos culturais do bairro, onde mora desde a adolescência. A biblioteca é administrada pela Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Ubaldo tem paixão pelo Rio Vermelho e guarda tradições culturais e históricas. Das 27 obras de sua autoria, 15 são relacionadas ao bairro, o que lhe confere um recorde nacional, como escritor com o maior número de obras sobre um único bairro de cidade brasileira. No início da carreira literária, Ubaldo desenvolveu um trabalho como pesquisador do turismo que resultou no lançamento do seu primeiro livro – ‘Turismo, Realidade Baiana e Nacional’, editado em 1976. 

Após o intervalo de 15 anos, lançou seu segundo título, ‘Rio Vermelho’. De acordo com o escritor, trata-se de “um bairro histórico, que ficou famoso por ter sido descoberto por Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, [e foi] o primeiro balneário turístico da Bahia, um reduto de artistas, promover a Festa de Yemanjá (desde 1924), [ser] um centro da boêmia e possuir uma série de outras qualidades especiais”.

Frequentador habitual da Biblioteca Juracy Magalhães Jr, Ubaldo também abordará na palestra a importância da unidade para os pesquisadores e leitores em geral. Segundo ele, a biblioteca é tem um rico acervo de obras. “Ela faz parte da história do Rio Vermelho por se constituir numa importante referência pelos inestimáveis serviços prestados à comunidade e bairros adjacentes, desde a inauguração, em 23 de setembro de 1968”.

Comemoração em outras bibliotecas

Em comemoração à data, as bibliotecas públicas Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré, e Anísio Teixeira, na Caixa D’Água, também realizam o Encontro com o Escritor. Na primeira, será às 15h, com o poeta e escritor Sérgio Carvalho, autor do livro ‘Guetos: O Apartheid Urbano’, explicando a sua obra, que retrata a vida de um jovem negro da periferia e das dificuldades, do ponto de vista social, durante sua transição para a vida adulta.

“Vou fazer a discussão dessa história contextualizando para os problemas atuais. Também será levantado um debate sobre a Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio”, diz Carvalho, que pelo livro recebeu os prêmios da Academia Espanhola de Letras, da Excelência Cultural do CEMD, em Lisboa, do Olodum, em Salvador, e do Festival de Contos do Rio de Janeiro.

Na Biblioteca Anísio Teixeira, às 14h, o escritor, poeta e sociólogo Jairo Pinto vai falar sobre sua trajetória no meio literário. “Desde a adolescência comecei a escrever poemas, contos e crônicas. Foram 14 anos até conseguir minha primeira publicação. Em 2013, ele participou do Concurso Internacional de Poesia Cogito, onde reuniu 100 melhores poemas de escritores do Brasil e do mundo. Na palestra, também apresentará o livro de crônicas ‘Solilóquio’, escrito por ele e outros autores -, lançado pela Editora Cogito e Blog da Gaivota, neste ano. Uma sessão de autógrafos com o escritor também está programada para acontecer no dia.

Fonte: SecomBA

Category: NOTÍCIAS | Views: 292 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa