O Carnaval 2019, organizado pela Prefeitura, através da Empresa
Salvador Turismo (Saltur), teve 4.983 horas de música, com 17.955
artistas envolvidos nas mais de 700 apresentações nos circuitos oficias e
208 shows em 10 palcos. No total, foram 97 blocos nos circuitos e 305
trios para o folião pipoca (trios independentes, agremiações sem corda,
minitrios e projetos especiais). O Carnaval fora dos circuitos oficiais,
ou seja, nos bairros e espaços temáticos, incluindo o Circuito Mestre
Bimba (Nordeste de Amaralina), reuniu 1,1 milhão de pessoas.
O projeto Pôr do Sol, por exemplo, que aconteceu pelo terceiro ano
consecutivo, reuniu 50 mil pessoas por dia, somando 150 mil no total.
Cerca de 60 mil foliões curtiram a Torre Eletrônica, na Barra, e outros
22 mil o Beco das Cores, também no Circuito Dodô. O Concurso de Fantasia
LGBT, realizado na Praça Municipal na segunda de Carnaval, reuniu um
público de mil pessoas.
Projeto inédito deste ano, o palco das orquestras e bailes infantis
montado no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, reuniu 18 mil pessoas
com a apresentação de 120 artistas. O Carnaval Náutico, que ocorreu pelo
segundo ano consecutivo, contou com 150 embarcações e 1,5 mil pessoas.
Circuitos – O Circuito Dodô contou com 107 trios independentes, 72
blocos, 1.850 artistas e 76 horas de música. O Circuito Osmar reuniu
1700 artistas, 82 blocos, 79 trios independentes e 85 horas de música. O
Circuito Batatinha contou com 61 horas de música, 100 blocos e 1140
artistas.
Atendimento à saúde
Os módulos de assistência à saúde montados pela Prefeitura nos
circuitos do Carnaval contabilizaram 4.946 atendimentos durante toda a
folia, número 0,8% menor que a festa momesca do ano passado, quando
foram registradas 4.986 ocorrências. O posto montado no circuito
alternativo Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina, contabilizou 7
atendimentos com redução de 61% comparado ao ano de 2018 (18).
Os casos clínicos como enjoo, intoxicação alcoólica e dor de cabeça
foram responsáveis por aproximadamente 80% das intervenções. Os
procedimentos cirúrgicos e traumas ortopédicos apresentaram redução de
7,6% e 1,5%, respectivamente, refletidos na redução da gravidade dos
casos. A diminuição significativa de episódios de agressão por arma
branca também foram destaque positivo da folia. Esse ano,
foramcontabilizados 253 casos, um decréscimo de 26% em relação ao mesmo
período de 2018.
Os altos índices de resolutividade e eficiência dos serviços
prestados nos módulos de assistência foi outro dado que chamou a
atenção. Dos 4.986 atendimentos realizados nos circuitos, 149
necessitaram de transferência para rede de retaguarda para avaliação
tomográfica, exames radiológicos, atenção obstétrica e fraturas. Isso
representa apenas 3% dos casos.
As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Barris e Brotas, postos de
emergência do município, foram uma das principais referências para as
transferências, com 55 casos.
Mobilidade na folia
A operação de transporte montada pela Secretaria Municipal de
Mobilidade (Semob) se deu a contento. A programação estabelecida supriu a
demanda da festa. Foram transportados nos seis dias oficiais de folia
4.959.110 pessoas no sistema convencional de ônibus. Já nos veículos do
sistema complementar foram transportadas 243.117pessoas. Cerca de
658.142 mil cidadãos utilizaram o serviço da linha gratuita
Lapa-Calabar.
Quem optou pelo táxi como transporte contou com excelente oferta de
veículos nos circuitos e mais de 192.369 mil foliões utilizaram o
serviço. Foram realizadas 476 abordagens aos motoristas de táxis, com 75
profissionais autuados, sendo 51 por recusa de passageiro e 20 por
cobranças fora do taxímetro. Já os mototaxistastransportaram mais de 200
mil passageiros.
O Elevador Lacerda, que operou gratuitamente durante a festa de Momo,
transportou 215 mil pessoas. O Plano Inclinado Liberdade/Calçada
transportou 40 mil pessoas cidadãos.
Transporte público
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) encara como
positivo o resultado da Operação Carnaval 2019. Ao final da operação, é
possível observar a redução nos números em diversos indicadores das
ações realizadas pela autarquia. Durante o Carnaval deste ano, 472
veículos foram removidos, contra 743 em 2018, uma redução de 36% de um
ano para outro, e o número de autuações registradas este ano foi de
7.845. O número de acidentes caiu 11% em 2019, finalizando o Carnaval em
144, contra 162 em 2018. Entre a quarta-feira (27) e terça-feira (05),
foram registrados cinco acidentes fatais. Porém, destes acidentes apenas
um teve ligação mais direta com a festa.
A faixa exclusiva para ônibus e táxis foi instalada na Avenida
Centenário, entre o viaduto dos Reis Católicos e o retorno próximo ao
Calabar. Entre quinta-feira (28) e o início da manhã desta quarta-feira
de cinzas (06), 21.290 veículos transitaram pela faixa. Destes, 6.692
foram autuados por transitar irregularmente no local. O objetivo era
estimular o uso do transporte público, melhorando a mobilidade nos
circuitos do Carnaval. Os motoristas eram orientados por banners e
painéis eletrônicos, além de monitores e agentes de trânsito.
Lei Seca – As blitze de Lei Seca foram intensificadas no período de
Carnaval. Uma média de 380 condutores foram abordados diariamente na
operação. Entre quarta-feira (27) e terça-feira (05), 2.666 condutores
foram abordados pelas equipes, um número 4% maior que o abordado em
2018, quando 2.543 condutores passaram pela blitz. Foram autuados 553
condutores, sendo 290 devido ao consumo de bebida alcoólica – em 2018,
346 condutores foram autuados pelo mesmo motivo.
Condutores profissionais também participaram das abordagens de Lei Seca.
A equipe de Educação para o Trânsito abordou 1.540 taxistas, 959
motoristas de ônibus, 159 mototaxistas e 1.551 motoristas a serviço da
Prefeitura Municipal.
Segurança da Guarda
Em todo o Carnaval 2019, foram registrados pela Guarda Civil
Municipal um total de 1.061 atendimentos e 45 ocorrências. Das 45
ocorrências registradas na Operação Carnaval, 44 pessoas foram
encaminhadas à delegacias. A GCM realizou um total de 694 abordagens e
730 patrulhamentos preventivos.
Durante todo Carnaval, foram recolhidos 257 documentos e pertences
pessoais, que representou uma queda 44,5%, em relação ao ano
passado.Essa redução é o resultado da efetiva educação e
consequentemente conscientização dos foliões sobre os cuidados com os
documentos que levam para a folia.
No Carnaval 2019 foram identificadas um total 39.219 crianças com
pulseiras, o que representou um aumento de 32,5% em relação ao ano
passado (29.608). Nas ações preventivas, foram distribuídos 44.857
folders contendo dicas de segurança e telefones úteis para os
transeuntes. Foram apreendidos 1.154 objetos perfurantes nos circuitos
da folia, representando uma redução de 24,5% em relação ao ano passado.
Promoção social
As 36 equipes de trabalho e os 156 profissionais envolvidos nas ações
da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) têm muito o
que comemorar. Durante os sete dias do Carnaval de Salvador, a Semps
atingiu o melhor resultado da sua história, conforme demonstram os
números.
Foram cadastrados 9.777 indivíduos em vulnerabilidade social, o que
representa um aumento de mais de 200% em relação ao ano de 2018. No
total, 189 crianças foram encaminhadas para Casas de Acolhimentos e 5
mil pulseiras de identificação foram distribuídas. Além disso, 1.800
refeições foram distribuídas para catadores de latinha nos centros de
convivência implantados pela Semps. Os Camarotes Acessíveis receberam
939 pessoas.
Fiscalização de camarotes e estruturas
Durante os seis dias de Carnaval, a Secretaria Municipal de
Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizou 2.567 vistorias, sendo 259
em camarotes, 521 em balcões, 22 em depósitos ou bares, 98 em trios e
410 em publicidade. Foram emitidas 333 notificações, entre elas 63 para
camarotes, 44 para trios e 33 para publicidade.
Dois camarotes foram interditados. O Rotas e Festas foi interditado e
desmontado por não apresentar as normas de segurança exigidas e o Bar e
Restaurante Boulevard foi interditado por atuar como camarote sem
licença. Já o camarote Maré Alta foi embargado por não apresentar o Auto
de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), requisito para a concessão da
licença de funcionamento.
A Sedur atua ainda na proteção da marca dos patrocinadores oficiais
da folia e apreendeu mais de 11 mil peças publicitárias irregulares. As
bebidas também foram alvo de fiscalização, e os fiscais do órgão
confiscaram 11.300 unidades.
Ordenamento e iluminação
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) apreendeu 32.546
itens irregulares na folia (ano passado foram 21.876). Foram lavrados
1.573 autos de infração. Entre os itens irregulares mais apreendidos
estão espetinhos, vasilhame de vidro, carros de supermercado e
churrasqueira, fogão ou fogareiro. Na área de iluminação, foram
registradas 352 ocorrências. Foram feitas 29 novas ligações. Além disso,
foram registrados 2 atos de vandalismo, um na Barra e um no Centro. O
total de serviços realizados foi de 385. Já aSalvamar registrou 61
resgates no Carnaval deste ano, contra 129 do ano passado.
Poluição sonora
No quesito poluição sonora, o total de estabelecimentos vistoriados
foi de 33, com 8 notificações. No total, foram 233 trios vistoriados no
quesito sonoridade. O total de vistorias chegou a 154 em áreas públicas e
17 em camarotes. Além disso, os 10 palcos do Carnaval dos Bairros
receberam equipes da área de poluição sonora.
Defesa do consumidor
Com 1.868 vistorias realizadas no Carnaval 2019, aCodecon ultrapassou
sua meta, ampliando em 24,6% a fiscalização em relação mesmo período do
ano passado, quando houve 1.499 vistorias. Ao todo, 14 estabelecimentos
foram autuados desde o primeiro dia de folia, após 321 notificações
emitidas pelos fiscais.
A ausência de informação sobre preço e prazo de validade de produtos é
a infração mais notificada. Foram 128 ocorrências e três autuações.
Entretanto, a que gerou mais autos lavrados, que podem resultar em
multas para o ponto comercial, ainda foia venda de produtos vencidos ou
estragados, inadequados para o consumo. Foram oito autuações entre as 15
notificações emitidas.
ACodecon notificou ainda 77 estabelecimentos por ausência do Código
de Defesa do Consumidor. Outros 57 pontos comerciais descumpriram a Lei
Antifumo e foram notificados. Por higiene precária ou lixeira
inadequada, houve 44 notificações e duas autuações no período.
Gestão da folia
A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) foi responsável por apoiar,
do ponto de vista administrativo e logístico, as demandas das outras
pastas na realização da maior festa de rua do planeta. Foram realizados
concursos para a contratação de pessoal, através do Regime Especial de
Direito Administrativo (Reda); a gestão do Sistema de Operações
Especiais (SOE), que administra o quantitativo de servidores escalados
em cada unidade, permitindo o controle do orçamento destinado para essa
atividade; a gestão da frota de veículos da Prefeitura e a condição de
atuação dos condutores; e contratações e licitações sistêmicas, que
possibilitam o uso racional do recurso público.
Antes da realização da festa, foram realizados três processos de
contratação através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda)
para as secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps),
Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de
Desenvolvimento Urbano (Sedur). No total foram 304 vaga de trabalho.
Foram cerca de 10 mil colaboradores da Prefeitura envolvidos, no
total. Além disso, 3,5 mil veículos foram utilizados na operação e cerca
de 1,6 mil testes do bafômetro foram realizados durante os 6 dias de
folia entre motoristas da Prefeitura. Cada motorista fez, em média, 3
testes.
Ouvidoria Geral
Ao todo, foram registradas 8.187 demandas pela Ouvidoria Geral do
Município (OGM), sendo 98,6% referente às equipes de rua e 1,4% do
callcenter. Esse quantitativo é 36% maior em comparação a 2018. Destaque
para o trabalho de varredura dos circuitos, em que são levantadas as
necessidades de intervenções por parte dos demais órgãosenvolvidos na
infraestrutura dafesta, recebendo as demandas da Ouvidoria e executado
os serviços em caráter de prioridade.
Das 8.187 demandas, 6.324 foram Informações/Orientações (77,2,8%),
1.384 foram elogios (16,9%), 241 foram Sugestões (2,9%), 137 foram
Solicitações de Serviço (1,7%), 99 foram Reclamações (1,2%) e 2
denúncias. Os órgãos mais demandados foram a Saltur, com 4.890 registros
(59,7%);Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com 842 (10,3%); Limpurb,
com 591 registros (7,2%);Secretaria de Mobilidade (Semob), com 511
registros (6,2%);Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres,
Infância e Juventude (SPMJ), com 485 registros (5,9%); e Transalvador,
com 383 registros (4,7%).
As informações mais solicitadas foram: horário dos trios, acesso a
material informativo (procura sobre programação do Carnaval e
orientações como acessar o Conecta Salvador), acesso a preservativos,
acesso as arquibancadase sinalização dos circuitos. Os serviços mais
elogiados foram: organização do Carnaval, sempre citada como muito boa;
atuação da Guarda Civil Municipal;qualidade das atrações pipoca; e
limpeza dos circuitos.
Comunicação da festa
A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) fez a cobertura do
Carnaval em tempo real, disponibilizando conteúdo para a imprensa nos
mais diversos formatos, além do trabalho desenvolvido através da
internet e redes sociais. A Secom montou a Sala Oficial de Imprensa do
Carnaval para o trabalho dos profissionais – o espaço este ano ganhou o
nome de Paulo Gaudenzi–, além de 21 cabines de rádio.
No total, a Secom, que também organizou coletivas de imprensa e
promoveu o atendimento aos 2,5 mil jornalistas credenciados, produziu
180 matérias sobre a festa, que não se limitaram à divulgação dos
serviços da festa. Além disso, foram produzidas 50 mil fotos.
Na internet, 25 milhões de pessoas foram alcançadas pelo conteúdo
produzido para essa linguagem. Houve 4,9 milhões de visualizações dos
vídeos e 3 milhões de acessos ao site, com 700 conteúdos produzidos. |