Seis estudantes do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, se classificaram para a segunda fase da XXIII Maratona de Química. O evento faz parte da programação do 55º Congresso Brasileiro de Química, que acontece em Goiânia (GO), entre os dias 2 e 6 de novembro próximo, e tem o objetivo de incentivar alunos de nível médio no contexto educacional do Ensino de Química e despertar o interesse dos mesmos a seguirem as carreiras da Ciência Química e de Engenharia Química.
“Tivemos que realizar uma redação individual com o tema do evento, ‘Recursos Renováveis: inovação e tecnologia’. Então, fizemos pesquisas sobre o assunto e pudemos desenvolver o texto, apoiados pelos professores de Química e Redação”, explica uma das estudantes classificadas Marcela Marcolino, 17 anos. Ela ainda destaca a importância do incentivo na escola. “A professora de Química, Marlene Costa, apresentou a maratona para os alunos e mostrou as possibilidades da disciplina para nossa aprendizagem”.
A colega Sara Alves, 17, ressalta qual foi sua maior motivação para participar da competição. “Há curiosidade para saber o que é a Química além da sala de aula, porque existe a disciplina que conhecemos nas aulas e existe aquela que sobressai às fórmulas escritas no quadro”. Ela diz que está “bastante ansiosa” para o início do evento. “Já nos foi passado os assuntos que serão aplicados na avaliação e estamos nos preparando bastante”.
O estudante Felipe de Souza, 16, enfatiza o orgulho de poder representar a rede estadual, sua comunidade e o seu estado. “Somos a única escola da Bahia com representantes neste tradicional evento. Como sou apaixonado por Física e Química, vi uma ótima oportunidade de expandir minha aprendizagem. Quero poder representar o meu bairro da melhor forma possível.”
Responsável por apresentar a atividade aos estudantes, a professora de Química, Marlene Costa, explica como acontecerá a avaliação do evento. “Os participantes serão avaliados por meio de questões práticas, onde terão que resolver fórmulas e cálculos. A maratona também é individual e estamos preparando e orientando os estudantes de acordo com os temas e obras que servirão de base para as questões da segunda fase. Ainda não sabemos qual a premiação, mas sabemos que, dos 40 participantes, os três primeiros terão um reconhecimento maior. |