Agricultores de 19 municípios baianos serão contemplados com recursos do Garantia-Safra, através de pagamento autorizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Os pagamentos serão realizados a partir do mês de abril de 2016, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.
O Programa Garantia-Safra é um seguro para agricultores familiares com renda familiar mensal igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo que vivem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e que garante uma renda mínima às famílias que perderam sua safra.
Para receber o benefício, o agricultor deve procurar a unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ou Sindicato Rural mais próximo de sua residência e se inscrever no Programa. Após a inscrição, o agricultor deve realizar o pagamento de boleto emitido pela Prefeitura do seu Município.
Em caso de perda da safra, a prefeitura solicita vistoria ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Constatada a perda igual ou superior a 50% da safra no município, inicia-se o pagamento por meio de cartão de pagamento da Caixa.
Na região de Jacobina alguns agricultores serão contemplados:
Caém - 221 agricultores
Capim Grosso - 430
Mairi - 1.563
Miguel Calmon - 1.025
São José do Jacuípe - 463
Serrolândia - 685
Tapiramutá - 65
Várzea da Roça - 1.777
Várzea do Poço - 559. |